A prefeita de Rio Branco Socorro Neri (PSB) assinou, na última semana, decreto que cria a Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), durante evento que celebrou a passagem dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A medida busca difundir e dar transparência à implementação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável preconizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), na capital do Acre. O evento foi promovido pela Prefeitura do Rio Branco em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil no Acre.
“Setenta anos após a declaração universal dos direitos humanos, há evidentemente a necessidade de fazermos reflexões que nos levem a reafirmar que todos nós, representantes públicos e cidadãos, devemos seguir fazendo o dever de casa”, destacou Socorro Neri durante a solenidade.
“Precisamos levar a todos os humanos a mensagem óbvia, mas tão necessária nesses tempos difíceis, de que direitos humanos tem como objetivo a promoção e a defesa de algo inerente a todos os indivíduos, que é a dignidade humana”, ressaltou a prefeita.
A Agenda 2030 dos chamados ODS faz parte de um protocolo internacional, assinado por 193 países, na Assembleia Geral ONU, em setembro de 2015, quando o governo brasileiro assumiu o compromisso de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável, com metas a serem alcançadas até 2030.
O plano inclui, entre outros objetivos, o combate à pobreza e à desigualdade socioeconômica, promoção de uma sociedade mais saudável, e gestão adequada dos recursos naturais.
Com informações da Prefeitura de Rio Branco