No último sábado (11) foi realizado um ato comemorativo aos 75 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE). Na solenidade, foram homenageados antigos dirigentes da entidade entre os quais o vice-presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral, que foi vice-presidente da UNE nos anos 1961/1962. Ainda durante o evento foi feito o anúncio da construção da nova sede, no antigo terreno da Praia do Flamengo, 132, a notícia foi o ponto alto do encontro.

A então sede da UNE foi incendiada por militares no dia do Golpe de Estado militar e, anos depois, por ordem da ditadura, demolida pelo governo Chagas Freitas. O terreno, da União, foi restituído  aos estudantes  pelo presidente Itamar Franco, em 21 de dezembro de 1994, mediante escritura de doação.

O novo prédio, que compreende também um centro cultural e salas de cinema, é um projeto do Arquiteto Oscar Niemeyer que o entregou à entidade em 10 de agosto de 2007, quando a UNE completou 70 anos. Em 20 de dezembro de 2010 o presidente Lula participou do lançamento da pedra fundamental.