A vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes (PSB), realizou o primeiro encontro de trabalho do Programa Agenda Mulher, criado para promover o empoderamento feminino por meio do empreendedorismo.
A reunião foi realizada na última sexta-feira (29), no Palácio da Fonte Grande, e reuniu vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas, deputadas estaduais e federais, senadora, entre outras mulheres que ocupam cargos públicos.
Segundo Jacqueline, a ideia da iniciativa é “tirar as mulheres capixabas da invisibilidade”, por meio de cursos de capacitação e formação, além da abertura de linhas de crédito para que elas invistam em projetos e alcancem autonomia financeira.
A vice-governadora destacou que, no Brasil, em cada quatro lares, três são sustentados por mulheres. Por isso, é necessário estimular o empreendedorismo entre elas para a transformação de suas realidades e a de seus familiares, afirmou.
“A independência financeira, a rede de apoio, e a possibilidade de trabalhar com o que gosta fortalece a causa da mulher e garante que, cada vez mais, as mulheres assumam posições de destaque no mercado de trabalho e em diversos outros espaços”, disse.
Durante o encontro, as participantes deram um panorama dos principais problemas enfrentados em suas regiões e elencaram propostas de atuação conjunta.
As sugestões serão analisadas num segundo encontro, quando o Programa Agenda Mulher será apresentado ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).
O programa é uma iniciativa da vice-governadoria e tem como base o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e o Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.
Com informações do Governo do Estado do Espírito Santo