O governador da Paraíba lançou uma série de ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Dentre elas, estão a expansão do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha para a região de Patos e o lançamento das 20 cidades contempladas com os Centros de Referência da Mulher, dentro do programa “Paraíba 2025/2026”.
O programa Patrulha Maria da Penha abrangerá 158 municípios a partir da implantação na região de Patos (composta pela Região Metropolitana de Patos, a Região Geográfica Imediata de Patos e outros municípios).
Azevêdo anunciou os municípios onde serão instalados os Centros de Referência da Mulher. São eles: João Pessoa – Região Sul, no Geisel; Cabedelo; Santa Rita; Alhandra; Conde;Mamanguape; Pedro Regis; Itabaiana; Sapé; Solânea;Queimadas; Soledade; Picuí; Monteiro; Princesa Isabel; Itaporanga; São Bento; Pombal; Sousa; e Triunfo.
Ainda no evento foi anunciado o Comitê Gestor do Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios, que será responsável por coordenar ações integradas entre órgãos estaduais e municipais para prevenir e combater os casos de feminicídio no estado.
Além disso, Azevêdo anunciou o lançamento da campanha Março das Mulheres 2025 e dos editais “Mulheres e Meninas na Ciência”, com investimentos de R$ 500 mil e que vai selecionar e apoiar projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação desenvolvidos por pesquisadoras, e do “Prefeitura Parceira das Mulheres 2025”, que nesta edição será voltado especialmente para mulheres com deficiência, visando fomentar políticas municipais que promovam a inclusão e a autonomia delas.
Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual ressaltou a satisfação de assegurar o fortalecimento de políticas públicas voltadas para o protagonismo e proteção das mulheres.
“Nós fazemos um governo de inclusão e celebramos o avanço de muitas conquistas. A cada ano conseguimos ampliar as políticas públicas nas mais diversas áreas a partir da intersetorialidade das ações das Secretarias, a exemplo da construção de 213 creches, construção de maternidades, ampliação da Patrulha Maria da Penha e entendemos ser fundamental educar os homens para que possamos acabar com a violência contra a mulher, assegurando o respeito e a igualdade de oportunidades”, frisou.
Também foi lançada a 2ª edição da revista “Vivências femininas”, que destaca mulheres paraibanas de diferentes faixas etárias e profissões variadas, cada uma em seu momento de vida relevante, e seus relatos sobre superações e conquistas.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo da Paraíba