A Aliança Progressista (AP), organização com sede em Bruxelas que reúne cerca de 150 partidos socialistas e social-democratas de países da Europa, Ásia, Américas, África e Oceania, realizará nos dias 22 e 23 de março, no Rio de Janeiro, uma conferência para debater democracia, justiça social, progresso, paz, e políticas progressistas para o século XXI.
O evento reunirá cerca de 60 representantes de 27 países dos cinco continentes. No dia 22, a diretoria e os líderes da organização se reúnem no primeiro encontro após a eleição da coordenadora-geral, Machris Cabreros, das Filipinas. Já o dia 23 está reservado para a conferência da Aliança Progressista das Américas (APLA), com dois painéis que reunirão lideranças da esquerda democrática de diferentes países ao redor do mundo.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, dará as boas-vindas aos participantes do evento com uma palestra sobre a situação política e as perspectivas no Brasil. Anfitrião, o PSB integra, além da AP, a Coordenação Socialista Latinoamericana (CSL), cuja secretaria-geral é dirigida pelo secretário de Relações Internacionais do partido, Paulo Bracarense.
As eleições em 2024 em diversas partes do mundo é um dos assuntos que constam na agenda de discussões do primeiro dia. Desde as eleições presidenciais até as eleições legislativas e locais, países de diferentes continentes realizaram ou vão realizar processos eleitorais neste ano que influenciarão significativamente o panorama político do planeta. Participam de uma sessão sobre a temática, políticos dos seguintes países: Argentina, Brasil, República Dominicana, México, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela.
Conferência da Aliança Progressita das Américas
No dia 23, a abertura da Conferência da Aliança Progressista das Américas será conduzida pelo coordenador da Aliança Progressista das Américas (APLA), o deputado argentino Esteban Paulón, pelo secretário internacional do PSB, Paulo Bracarense, e pela integrante do Conselho de Administração da APLA, Margarita Arquin, da Costa Rica.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e a deputada federal e pré-candidata à prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral, falarão sobre democracia em mensagem gravada de boas-vindas aos participantes da conferência.
Em seguida, o painel de líderes 1 sobre o tema “O trabalho para transformar realidades com democracia e justiça social” terá as participações do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, do coordenador do Centro para o Progresso Americano, o sueco Johan Hassel, do secretário-geral do Partido dos Socialistas Europeus, o italiano Giacomo Filibeck e da presidente da União de Renovação Democrática, Suyen Barahona, da Nicarágua. Fabiano Molina, deputado e chefe de Assuntos Internacionais do Partido Social-Democrata da Suíça será o moderador.
Já para o painel de líderes 2 – “Fortalecimento da solidariedade internacional para o progresso e a paz” foram convidados o ex-deputado federal e presidente do PSB-RJ, Alessandro Molon, a pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Política Brasil, professora Lena Levinas, o deputado do partido social-democrata da Suécia, Matias Tegner, a coordenadora-regional da Rede para a Social Democracia na Ásia-Pacífico, a parlamentar da Indonésia Sondang Tampubolon, o ex-primeiro ministro da República Centro-Africana, Martín Ziguele, a presidente da União Internacional da Juventude Socialista, Hend Mgaieth, da Tunísia, e do membro do Congresso da Guatemala, Romano Wilfredo Castellanos Caal. A moderação ficará a cargo do vice-ministro das Relações Exteriores da República Dominicana, José Júlio Gomez.
A senadora e presidente do PS do Chile, Paulina Vodanovic, fará o encerramento do evento.
Veja a lista de participantes:
Argentina – Socialist Party (PS)
Esteban Paulon
Cameroon – Social Democratic Front (SDF)
Josh Osih
Central African Republic – Movement for the Liberation of the Central African People (MLPC)
Martin Ziguélé (tbc)
Chile – Socialist Party (PS)
Paulina Vodanovic
Maximiliano Moran
Cristian Fuentes
Juan Pablo Letelier
Costa Rica – Citizens‘ Action Party (PAC)
Margarita Bolaños Arquin
Dominican Republic – Modern Revolutionary Party (PRM)
José Julio Gomez Beato
Amable Arturo Padilla Guerrero
Rafael Baez Perez
Juan de Jesús Espósito Rodriguez
Germany – Social Democratic Party of Germany (SPD)
Philipp Fink
Indonesia – National Demcratic Party (Nasdem)
Sondang Tampubolon
Iraq – Patriotic Union of Kurdistan (PUK)
Dara Khailany
Zana Bestun Ali
Mauritius – Mauritius Militant Movement
Vijay Makhan
New Zealand – New Zealand Labour Party (NZLP)
Carol Beaumont
Paul Tolich
Nicaragua – Democratic Renewal Union (UNAMOS)
Suyén Barahona
Hectór Mairena
Palestine – Fatah
Faraj Zayoud
Palestine – Palestine National Initiative (PNI)
Bahia Amra
Philippines – Akbayan Citizens‘ Action Party (Akbayan)
Ramon Gregorio “Gio“ Tingson
Spain – Spanish Socialist Worker’s Party (PSOE)
Hana Jalloul Muro
Sweden – Swedish Social Democratic Party (SAP)
Matthias Tegnér
Martin Sandgren
Switzerland – Social Democratic Party of Switzerland (SP)
Fabian Molina
Sandro Liniger
Tunisia – Democratic Forum for Labour and Freedoms (Ettakatol)
Moez Ben Dhia
Turkey – People’s Equality and Democracy Party (formerly HDP)
Berdan Öztürk
Eda Düzgün
Uruguay – Socialist Party of Uruguay (PSU)
Nicolas Wirgman
International Union of Socialist Youth (IUSY)
Hend Mgaieth
Bruno Gonçalves
Party of European Socialists (PES)
Giacomo Filibeck
Party of European Socialists Women (PES Women)
Elke Ferner
Ana Pirtskhalava
Progressive Alliance (PA)
Marie Chris “Machris“ Cabreros
Tania Sanchez Toledo
Hosts:
Brazil – Brazilian Socialist Party (PSB)
Carlos Siqueira de Barros
Paulo Bracarense Costa
Alessandro Molon
Domingos Leonelli Netto