O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou a disponibilização de novos serviços para atender as pessoas com deficiência no Estado. Duas das iniciativas são inéditas no país. A primeira delas é a entrega do Levantamento de Dados Socioeconômicos de Pessoas com Deficiência do Espírito Santo, que reúne dados quantitativos e detalhamento sobre a condição de vida, os desafios e as necessidades específicas desta parte da população, que corresponde a 6,7% dos capixabas.
No Estado, das 276.305 pessoas com deficiência, 50,6% são mulheres e 49,4%, homens sendo que 114.825 se declaram brancas, 135.847 pardas, 23.042 pretas, 1.772 amarelas e 816 indígenas. Deste total 50,8% possui deficiência visual, 24,2% motora, 13,8% mental/intelectual e 11,2% auditiva.
Já a segunda iniciativa é a instituição do Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência do Estado do Espírito Santo (CADEF), que visa facilitar o acesso ao mercado de trabalho de pessoas com deficiência. Além da ampliação do acesso ao mercado de trabalho, a nova ferramenta possibilitará uma coleta de dados mais qualificada sobre o perfil e o contexto social das pessoas com deficiência que buscam por uma oportunidade de trabalho em território capixaba, permitindo o desenvolvimento de outras iniciativas e políticas públicas com foco na inclusão, autonomia e ampliação da dignidade desta parcela da população.
“Estamos anunciando importantes ações voltadas à inclusão das pessoas com deficiência no Espírito Santo. Porque o nosso compromisso é de que todos, independente de sua condição, tenham oportunidades”, destacou Casagrande.
Outra iniciativa é que a Central de Interpretação de Libras (CIL) passa a contar com internet patrocinada, possibilitando que a utilização mesmo que o usuário deficiente auditivo não disponha de pacotes de dados no aparelho celular. Essa gratuidade permitirá a ampliação das chamadas atendidas, maior qualidade de som e imagem.
A CIL funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados, e permite que a pessoa acesse via internet e tenha a sua disposição um intérprete de Libras. No Espírito Santo 11,2% da população têm deficiência auditiva.
O serviço é utilizado principalmente em equipamentos públicos, como, por exemplo, bancos, fóruns, delegacias, hospitais públicos, serviços básicos de saúde públicos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), entre outros que prestam serviço à comunidade dentro do território do Espírito Santo.
A tradução simultânea é realizada por meio de vídeo chamada, gratuitamente, por intermédio do acesso ao site, por QR Code ou aplicativo disponível para sistemas iOS, Android e Windows.
Além disso, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) vai disponibilizar atendimento exclusivo para pessas surdas, por meio de videochamada. Esse serviço também estará disponível 24 horas e o acesso será por meio da página da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Uma vez conectado ao atendente, o usuário disporá de três formas diferentes de comunicação: por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), por leitura labial ou por meio das legendas, que serão geradas automaticamente em todas as chamadas. Os atendentes desta ferramenta foram contratados e treinados especificamente para prestar este serviço à população. O usuário poderá se comunicar por Libras, por leitura labial ou digitando as informações para o atendente.
A partir deste primeiro atendimento, a ocorrência será encaminhada para a agência de segurança necessária, seguindo o trâmite padrão de todos os chamados recebidos pelo Ciodes. Caso seja necessário retornar o contato para a obtenção de novas informações, o diálogo do policial com o solicitante será intermediado pelo intérprete, garantindo total inclusão e independência da pessoa surda na solicitação deste tipo de serviço.