A Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (18) a realização de audiência pública para debater a utilização das arenas após os jogos da Copa do Mundo de 2014. O debate foi proposto pelos deputados federais Romário (PSB-RJ) e José Rocha (PR-BA).
Os parlamentares estão preocupados com a viabilidade econômica de algumas arenas após o mundial. Estudo elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que as arenas de Brasília, Natal, Cuiabá e Natal se tornarão “elefantes branco”. As cidades não têm clubes muito populares.
A comissão vai convidar todos os presidentes das federações estaduais de futebol das 12 cidades-sede da Copa. Serão convidadas as federações mineira, brasiliense, matogrossense, paranaense, cearense, amazonense, potiguar, gaúcha, pernambucana, carioca, baiana e paulista. Também foi sugerido o convite aos gestores das arenas. Em alguns estados, as arenas multiuso são geridas pelo governo, outras por clubes de futebol ou empresas privadas.