O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) abonaram, na manhã desta quinta-feira (17), a ficha de filiação do deputado estadual Waldeck Carneiro (RJ).
O parlamentar, que alia a atuação política a carreira acadêmica, está em seu segundo mandato como deputado estadual, anteriormente exerceu três mandatos como vereador da cidade de Niterói (RJ).
Siqueira deu as boas-vindas a Waldeck reforçando que pode contar com o apoio da direção nacional e estadual do partido nas próximas eleições, quando o novo integrante será candidato a deputado federal.
“Com uma atuação brilhante na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, professor, doutor em sociologia, desde jovem dedicado à vida pública e às causas sociais mais avançadas. Junto com Molon, Waldeck certamente vai brilhar no parlamento e na próxima legislatura”, afirmou Siqueira ao abonar a ficha do parlamentar.
Para Molon, Waldeck é uma “jóia rara que o PSB está tendo a honra de receber”. “Em todos seus mandatos, Waldeck só deu a seus admiradores, eleitores e amigos, motivos de orgulho”, afirmou Molon.
Durante sua fala, o parlamentar explicou que com sua filiação consolidou um diálogo iniciado com Molon ainda nas eleições de 2018.
“O PSB tem uma linda história no Brasil. Nomes como Miguel Arraes, Pagu, Antônio Lages e muitos outros que tanto fizeram ao Brasil, em diversas áreas. Me sinto privilegiado em passar a integrar essas fileiras, independentemente da postulação, me coloco como um militante do PSB. O partido pode contar comigo para suas lutas, batalhas e pautas que forem de interesse do Brasil”, afirmou Waldeck, que também se colocou à disposição para contribuir com algo que sua formação acadêmica possa oferecer.
Ao analisar o cenário nacional, o novo filiado salientou que o Brasil vive um momento dramático de sua história. “Temos que derrotar, ao mesmo tempo, um verdadeiro monstro de duas cabeças. Por um lado, a cabeça do fascismo, do ódio, da intolerância, da violência, do obscurantismo. Vemos tudo isso se propagar de maneira assustadora, junto com o racismo, violência contra as mulheres, LGBTFobia e censura a manifestações culturais. Precisamos conter esse processo. Ao mesmo tempo, temos que conter a cabeça do ultraliberalismo, a agenda que entrega as principais reservas de riqueza e principais potencialidades estratégicas do Brasil, do nosso povo, o controle do capital nacional, colocando o Brasil de joelhos como pária internacional”, analisou.
Para Waldeck, o PSB possui “um instrumento político muito potente para construir com outras forças políticas uma frente progressista para que o Brasil reencontre um caminho da construção de uma sociedade justa, igualitária, fraterna, democrática e inclusiva”.
Trajetória de Waldeck
Deputado estadual, ex-vereador de Niterói, ex-secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, professor e ex-diretor da Faculdade de Educação da UFF, Waldeck também atua como professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, da qual foi diretor eleito e reeleito (1999-2004), além de participar do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF (Mestrado e Doutorado) desde 1998. O parlamentar coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação (GRUPPE/UFF/CNPq), é doutor em Ciências da Educação (área de Sociologia da Educação) pela Universidade Paris V (Sorbonne) e autor de várias publicações, principalmente na área de política educacional.
Está em seu segundo mandato como deputado estadual do estado do Rio de Janeiro. Foi vereador por três vezes em Niterói-RJ pelo Partido dos Trabalhadores. Foi Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Formação Profissional e Vice-Presidente da Comissão de Educação e Cultura na Câmara Municipal da cidade. Foi Secretário de Educação (2005-2008) e Secretário de Educação Ciência e Tecnologia (2013) do município a convite do Prefeito Rodrigo Neves entre janeiro de 2013 e abril de 2014. Criou e implantou em sua primeira administração, o Salão da Leitura, que chegou em sua quarta edição com um público de 75 mil pessoas, como um dos maiores eventos literários gratuitos do Brasil.