Nesta quarta-feira (19) o Deputado Federal José Stédile (PSB/RS) questionou no Plenário a função do Parlamento e suas contradições. Segundo ele é importante a Casa fazer uma reflexão acerca do seu papel. "O que aconteceu ontem aqui?", questionou Stédile ao se referir à votação ao projeto que regulamenta a criação de municípios (PLP 416/08).
O socialista lembrou que, durante um ano, os Deputados e Senadores debateram a viabilidade da criação de novos Municípios. "Foram criados critérios rigorosos, houve debates em todos os setores, nas Comissões, e a votação foi praticamente um consenso. E, então, a presidenta Dilma vetou o projeto, desrespeitando o Parlamento brasileiro", lamenta Stédile.
Stédile conclui seu discurso afirmando que, além do veto da Presidenta, o que mais o surpreendeu foi a atitude de muitos parlamentares que defenderam a criação dos Municípios nas Comissões e votaram a favor do projeto, porém na sessão de análise do veto boicotaram a votação para derrubar o que eles haviam defendido anteriormente. "É uma contradição muito grande neste Parlamento", afirma ele.