Eduardo Campos defendeu neste domingo (10) o planejamento estratégico para enfrentar o problema das drogas no Brasil. Na cidade de Cabo de Santo Agostinho (PE), o candidato à Presidência da República pela Coligação Unidos pelo Brasil visitou uma unidade do Programa Atitude – Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus Familiares, centro de apoio psicossocial para jovens dependentes químicos.
O Programa Atitude faz parte do Pacto pela Vida, conjunto de ações contra violência do governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. “O Brasil precisa vencer a luta contra a droga, primeiramente evitando que chegue ao País. Temos de tomar conta de nossas fronteiras e multiplicar o número de CAPs (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas)”, afirmou o candidato.
Para Eduardo, é preciso estabelecer políticas públicas que promovam a reinserção dos jovens em situação de vulnerabilidade à sociedade. “É fundamental darmos a acolhida, a assistência social para que essas pessoas possam reconstruir laços afetivos e sejam protegidas, sobretudo à noite, quando os CAPs estão fechados, e estruturas como o Programa Atitude oferecem a acolhida integral, para que esses jovens possam reconstruir seu projeto de vida.”
Como funciona o Programa Atitude
A iniciativa atende jovens a partir de 18 anos, oferecendo atividades de apoio psicológico, social, fortalecimento de vínculos afetivos, grupo com a família, grupo ecumênicos, oficinas de esporte, arte e cultura, com foco na sua recuperação e reinserção social.
O serviço beneficia jovens dependentes químicos das cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, Caruaru, no Agreste, e Floresta, no Sertão do Estado. O programa faz parte do eixo de prevenção ao uso de drogas do Pacto Pela Vida, lançado em 2007 pelo governo de Pernambuco para combater a violência.
Ouça a entrevista de Eduardo Campos na cidade de Cabo de Santo Agostinho: http://bit.ly/1plsIZD