O deputado federal Valadares Filho (PSB-SE) afirmou nesta terça-feira (15), que o legado imaterial da Copa 2014, especialmente o incentivo à prática esportiva, é tão importante quanto as obras de infraestrutura. A afirmação foi feita durante audiência pública, na Comissão do Esporte, requerida pelo próprio parlamentar socialista, e com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Durante a reunião, Valadares quis saber se "houve ações concretas direcionadas à elaboração e implementação de novas políticas públicas de incentivo ao esporte". Aldo Rebelo esclareceu que se observa uma evolução no investimento no esporte no Brasil, nos últimos anos. "Houve aumento dos investimentos feitos pela União, estados e municípios. Um exemplo é o 'Atleta na Escola'", explicou o ministro.
Além disso, Aldo Rebelo destacou que a maioria dos compromissos assumidos pelo Governo Federal está dentro do prazo. "As reformas dos aeroportos e obras de mobilidade urbana serão entregues antes da Copa; o que não ficar pronto será entregue em pouco tempo após a Copa".
Laís de Sousa – Outro tema debatido durante a audiência foi a situação da atleta olímpica Laís de Sousa, que se acidentou em 28 de janeiro, quando se preparava para os Jogos Olímpicos de Inverno. Laís de Sousa, que ficou tetraplégica, está sob os cuidados do Comitê Olímpico, mas não será por muito mais tempo.
"Existe a necessidade de se analisar o assunto e encontrar formas de oferecer à Laís e sua família o suporte necessário para enfrentar esse momento difícil", disse Valadares. O Ministério do Esporte está analisando o caso a fim de encontrar uma solução.