O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) participou, nesta terça-feira (16), do XIV Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas. Ele foi autor do requerimento para realização do evento, assim como nas edições anteriores.
O seminário é realizado anualmente pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara, em conjunto com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC); a Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (Fenatac) e o apoio da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Para Gonzaga, que foi secretário nacional de trânsito há 20 anos, no governo de Itamar Franco, o evento é de extrema importância, ainda mais para um país que se globalizou e tanto cresceu nos últimos 30 anos. “Naquela época o Brasil tinha 10 milhões de veículos e hoje tem 70 milhões, com essas mesmas rodovias e essa mesma mobilidade. Por esses e outros motivos utilizamos esse evento para procurarmos melhorias para o setor”, contou.
Segundo o parlamentar, é lamentável a falta de presença dos ministros convidados para discutir propostas. “Os ministros poderiam estar aqui para saber o que acontece na realidade e cobrar do governo as mudanças necessárias”, disse.
O socialista também fez questão de ressaltar o trabalho realizado pelos parlamentares. “Promovemos esses seminários, criamos a Lei nº 12.619, conhecida como Lei do Motorista, e ainda contamos com a parceria entre os empresários e os autônomos.”
O exemplo do que aconteceu em São Paulo, quando os motoristas transportadores de petróleo paralisaram os serviços, foi lembrado pelo socialista para mostrar a importância do setor. “Essa greve parou São Paulo e mostrou que se o transportador de carga parar o trabalho pode prejudicar seriamente o país. Então, é preciso ouvir as reivindicações dos trabalhadores”, concluiu.