Os presidentes das fundações João Mangabeira (PSB), Carlos Siqueira; Perseu Abramo (PT), Nilmário Miranda; e Maurício Grabois (PCdoB), Adalberto Moreira, reuniram-se na sede da FJM, em Brasília, para definir os detalhes do Seminário "Política de Defesa e Projeto Nacional de Desenvolvimento". O evento será realizado no dia 4 de junho, na Escola do Legislativo da Câmara dos Deputados, e também contará com a participação da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (PDT).
Participaram da reunião, o vice-presidente Nacional do PSB, Roberto Amaral, a secretária especial da legenda, Mari Machado e o assessor do ministro da Defesa, José Genuino.
Serão tratados temas fundamentais para o desenvolvimentos do Brasil, como por exemplo, os projetos estratégicos de defesa: nuclear, Aeroespacial e defesa cibernética. "A esquerda não tem a tradição de debater temas de defesa nacional e, o desenvolvimento de um país depende disso. O Brasil está crescendo e tornando-se mais importante no cenário político internacional. Portanto, é necessário criar um plano estratégico envolvendo as Forças Armadas, o Congresso Nacional, o Poder Executivo e a sociedade civil", afirmou Carlos Siqueira, lembrando que para garantir a defesa nacional é necessário investir fortemente nessa áreas.
O seminário terá duas mesas: "Estratégia Nacional de Defesa" e "Projetos Estratégicos de Defesa". A abertura será realizada pelo ministro Celso Amorim, com a palestra "Defesa e o cenário internacional".
As exposições e debates serão transformados em um livro, publicado pela Fundação João Mangabeira. O seminário será transmitido ao vivo pela TV João Mangabeira: www.tvjoaomangabeira.com.br