Repetindo o desempenho na pesquisa Ibope, Geraldo Julio (PSB) mais que dobrou seu percentual nas intenções de votos no levantamento do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), publicado nesta quinta-feira (9) pelo Portal Leia Já. Geraldo subiu de 6,8% para 14,4% e já está tecnicamente empatado com o segundo colocado, Mendonça Filho (DEM), que marcou 17%.
“Os números nos animam. Vamos continuar levando nossa campanha aos quatro cantos do Recife propondo soluções para os problemas da cidade e ouvindo as queixas da população”, disse Geraldo.
Humberto Costa (PT) ainda lidera a corrida pela PCR, mas variou negativamente dentro da margem de erro, caindo de 35% para 32,5%. Mesmo caso de Mendonça, que baixou de 20% para 17%. Daniel Coelho (PSDB) se manteve em quarto colocado, fechando em 5,5% – antes ele tinha 5,6%. Esteves Jacinto (PRTB) aparece em quinto, com 1,1%, mesmo percentual registrado pelos demais candidatos juntos. Brancos e nulos foram 19,2%, enquanto que 9,3% não souberam ou não quiseram responder.
Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados não têm o auxílio de uma tabela para dizer em quem vão votar, Geraldo também foi o único dos candidatos a subir. O socialista ficou em segundo lugar, com 12%, e estaria no segundo turno com Humberto, que obteve 22,5%. O petista, contudo, caiu dez pontos percentuais no comparativo com a última pesquisa do IPMN, feita em julho. Em terceiro, aparece Mendonça Filho, com 11,2%. Com 4,3%, Daniel foi o quarto.
Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00060/2012, no último dia primeiro de agosto, a pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.