Mais de 100 parteiras de Macapá participaram na manhã desta segunda-feira (5), no Auditório Waldemiro Gomes do Museu Sacaca, do encontro que marcou o Dia Internacional das Parteiras. Durante o evento, onde foi oferecido um café da manhã, o governador Camilo Capiberibe (PSB) disse que o Amapá continua sendo referência no apoio e valorização dessa categoria.
Afirmou que as parteiras são fundamentais para a saúde pública do Amapá e que o Poder Público estadual tem usado de todos os mecanismos para promover a capacitação, tanto das que atuam na capital como também das mulheres que desenvolvem suas funções nos municípios. "Em muitos lugares elas são o principal auxílio na hora do parto e justamente por isso, a partir de 2011, o Estado retomou a política de valorização, oferecendo capacitação e os kits parteiras, que ajudam a desenvolver o trabalho de forma mais eficiente", comentou o governador, citando que, em 2012, o Amapá realizou o II Encontro Internacional de Parteiras- o primeiro ocorreu ainda na década de 90.
Para a presidente da Rede Estadual das Parteiras Tradicionais do Amapá, Maria Luiza Dias, de 58 anos, dos quais 39 dedicados ao ofício de partejar, o encontro promovido nesta segunda reforça ainda mais o compromisso do Estado. "Várias parteiras do Amapá já participaram de conferências e encontro em outros estados do Brasil e, quando retornam, compartilham o conhecimento e esse resgate fortalece ainda mais o nosso trabalho".
Já a presidente da Associação de Parteiras Tradicionais Mãe Luzia, Natália Rabelo Nunes, de 63 anos, que recentemente fez um curso de capacitação em Brasília, citou como avanço a retomada da bolsa de R$ 311 para as parteiras. "Estamos vivendo um tempo novo", resumiu.
Atendendo uma das reivindicações da categoria, a deputada Janete Capiberibe anunciou que destinará uma emenda parlamentar para a construção da Casa de Parto, um local apropriado a encontros e capacitação.
Camilo Capiberibe encerrou falando que o Dia Internacional das Parteiras será comemorado em todos os municípios do Estado. Disse também que agora a construção do Hospital de Casa de Parto Normal, por recomendação do Ministério da Saúde, terá também UTI Neonatal e centro cirúrgico. "Queremos com isso garantir o parto normal, mas que, se houver necessidade, teremos os especialistas prontos para fazer as intervenções necessárias de modo que a mulher tenha um parto tranquilo. Na gestão do ex-governador João Alberto Capiberibe, o Amapá foi referência internacional em parto normal e hoje volta a ser notícia positiva, mostrando mais uma vez que estamos no caminho certo", concluiu, referindo-se ao programa "Profissão Repórter", da Rede Globo, do dia 29 de abril, que mostrou como esse trabalho é desenvolvido no Amapá.