Os governos socialistas de Pernambuco e Espírito Santo são os Estados mais transparentes na divulgação dos dados referentes ao novo coronavírus no Brasil. É o que aponta o 6º boletim elaborado pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR), divulgado nesta quinta-feira (7).
O ranking, que inclui todas unidades federativas e o Governo Federal, é atualizado semanalmente e pode ser acessado aqui.
O Índice de Transparência da Covid-19 da OKBR avalia a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia, publicados pela União e pelos Estados em seus portais oficiais. A análise é composta de três dimensões: conteúdo, granularidade e formato. Cada dimensão é constituída por um conjunto de aspectos avaliados separadamente, aos quais são atribuídos diferentes pesos para a elaboração da nota.
Pela sexta vez consecutiva, Pernambuco desponta na liderança do ranking com 98 pontos de um total de 100, com nível de transparência classificado como alto. A posição conquistada se deve à absoluta transparência quanto aos índices de adoecimento, mortalidade e cura, ocupação de leitos, testagem e investimentos, bem como pela divulgação detalhada de cada ação implementada pelo Governo do Estado no combate à pandemia do novo coronavírus. Todos os dias, boletins de saúde são liberados e ficam acessíveis à população no site oficial do governo estadual.
O Espírito Santo chegou ao 1º lugar ao passar a divulgar boletins diários com o número de leitos ocupados e a apresentar dados sobre a ocorrência de outras doenças respiratórias. O Estado já ocupava a terceira posição nas últimas avaliações, e passou de 93 para 98 pontos.
A nota obtida mostra a rápida e constante evolução da transparência dos dados no Estado, que inicialmente havia sido enquadrado na categoria opaca, na avaliação realizada no dia 9 de abril. Em apenas uma semana, o Espírito Santo passou a ocupar o topo da escala, ficando entre os estados mais transparentes; e agora, menos de um mês depois, assume o primeiro lugar.
Para que o resultado fosse alcançado, foi desenvolvido o Painel Covid-19, em parceria entre o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), a Secretaria de Controle e Transparência (Secont), a Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom), a Secretaria da Saúde (Sesa) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) foi fundamental.
O Painel é uma ferramenta interativa que traz informações em tempo real sobre a doença no Estado. Nele, é possível acompanhar o número de notificações, de casos confirmados, em investigação, pacientes curados e de óbitos. Também é possível checar a situação por municípios, por bairros e por região de saúde, além de faixa etária, sexo e comorbidades. Os dados podem ser filtrados e organizados por categoria e também estão disponíveis para download em formato aberto.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Gov. do ES