
Foto: Agência Câmara
Em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, a socialista Janete Capiberibe (PSB-AP) se despediu de parlamentares, correligionários e eleitores e fez um balanço dos quatro mandatos que exerceu na Casa.
Autora de leis que instituiu a proteção à biodiversidade no Amapá e a prevenção ao escalpelamento de mulheres ribeirinhas, Janete Capiberibe atuou em defesa dos direitos dos povos indígenas e quilombolas, de agricultores familiares, pescadores e assentados da reforma agrária.
“Nesta Casa, participei ativamente da construção e da garantia de direitos para parcelas importantes da sociedade”, afirmou Janete Capiberibe.
A deputada citou alguns importantes marcos na legislação federal que ajudou a aprovar, como o Estatuto da Juventude e a Lei Maria da Penha.
A socialista foi contra a reforma trabalhista e se destacou ainda por atuar em favor da comunidade LGBT+, de parteiras, idosos e negros.
Janete Capiberibe também é autora da proposta que incluiu as creches públicas e filantrópicas no orçamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e da lei que prevê a materialização do voto eletrônico.
“A luta pela democracia, pela igualdade de direitos e por justiça é diária e permanente. Mesmo fora do Parlamento, continuarei trabalhando para construir caminhos políticos que tirem o Amapá e o Brasil do desemprego, da carência de serviços públicos e da insegurança”, afirmou.
Com informações da Liderança do PSB na Câmara