A deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) repercutiu, na tribuna da Câmara dos Deputados, as declarações do representante brasileiro na Comissão de Direitos Humanos da OEA, Paulo Vanucchi. Ela propôs a mobilização em defesa dos direitos humanos para dar sustentação ao governo federal na disputa ideológica com os setores econômicos.
Em entrevista, Vanucchi questionou o alinhamento ao agronegócio, a pressão pela demissão da Presidente da FUNAI Marta Azevedo e de vários setores sobre os Ministros Gilberto Carvalho e Maria do Rosário, que tentam amenizar as violações de direitos humanos.
“Infraestrutura, produção agrícola, geração de energia são importantes, mas faço minhas as palavras de Paulo Vanucchi: não pode ocorrer sobre os cadáveres dos povos tradicionais, de indígenas e da população pobre do país”, discursou a socialista.
A deputada desafiou “aqueles que temos compromisso com os direitos humanos, com a justiça social, devemos trazer ao centro essa discussão até como forma de pressão do poder econômico sobre o Governo e, assim, reorientar suas ações para proteger e resgatar as populações empobrecidas e marginalizadas. É uma disputa política, uma declarada disputa ideológica”.