A deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) reuniu-se nesta terça-feira (11) com Tiago Radunz, Coordenador Geral de Infraestrutura Educacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo da socialista é captar mais recursos para a construção de creches no Amapá.
“Estou dedicando meu tempo a conseguir os recursos, acompanhar os investimentos e incentivar as prefeituras para que atendam nossas crianças em creches”, afirma a deputada.
O FNDE priorizou verbas do programa Pró-Infância, incluído nas ações do Programa Comunidade Cidadã, do PAC 2, para os municípios onde o atendimento à educação infantil está abaixo da média nacional. No Amapá, nove municípios são prioritários. Para Macapá são 30 creches, das quais 7 projetos foram formalizados. Os outros são Santana (3 novos projetos), Laranjal do Jari (2), Oiapoque (2), Porto Grande, Vitória do Jari, Tartarugalzinho, Mazagão e Pedra Branca do Amapari (1 creche cada). O prazo para formalizar as propostas abriu em 4 de fevereiro e encerrou em 31 de maio, mas o coordenador prevê que deva ser reaberto em julho ou agosto.
A deputada Janete pretende destinar parte das suas emendas individuais para os municípios que não estão entre as prioridades do FNDE, de forma que todos os 16 municípios amapaenses invistam em creches. A socialista é responsável pela totalidade das creches construídas no Amapá por emendas orçamentárias.