Empoderar a população e dar voz às suas opiniões, reivindicações e necessidades são os objetivos das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024 que teve seu calendário lançado pelo governador da Paraíba João Azevêdo (PSB) na última segunda-feira (29), em João Pessoa.
As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.
Serão 16 plenárias realizadas nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos. A primeira plenária será nesta sexta-feira (3) no município de Cuité.
Azevêdo ressaltou que a ODE é mais uma ação do governo que promove inclusão social e fortalece a democracia participativa. “Através do Orçamento Democrático, ouvimos as demandas da sociedade porque esse é um instrumento de empoderamento e que dá respostas reais”, disse.
“Já foram mais de R$ 3,6 bilhões do orçamento investidos nas políticas definidas pela população e mais de 450 mil participações no Orçamento Democrático, atestando a sua credibilidade e capacidade de oferecer soluções rápidas, contribuindo para a construção de um estado cada vez melhor”, frisou.
Por meio da plataforma votacao.ode.pb.gov.br, criada pelo governo estadual, todas as demandas vão para o banco de dados. A própria sociedade elege as três prioridades de cada região e elas são levadas para o governador, são criados marcadores na proposta orçamentária, que é levada à Assembleia Legislativa, e após a aprovação dá-se andamento às obras.