O governo do Maranhão deu um passo crucial na busca para incluir o Estado na produção nacional e internacional de uma matriz energética mais limpa e sustentável. Nesta terça-feira (30), o governador Carlos Brandão (PSB) firmou uma parceria com a Eletrobras e estabeleceu um Memorando de Entendimentos (MoU) voltado para a produção de hidrogênio verde e seus derivados.
A Eletrobras será a responsável por fornecer a energia renovável necessária, oriunda das suas hidrelétricas e linhas de transmissão, que será consumida pela produção de hidrogênio de baixo carbono em futuros projetos industriais, com o apoio do governo estadual.
Brandão destacou que o Maranhão está determinado em liderar a transição para energias limpas e sustentáveis e detalhou a importância estratégica da assinatura do MoU.
“Estivemos em um importante ato de assinatura do Memorando de Entendimento entre o governo do Estado e a Eletrobras, no sentido de a gente avançar na transição energética, seguindo o exemplo de outros estados e países. Neste momento, nós estamos em busca da energia do hidrogênio verde. A transição é algo que, uma hora ou outra, irá acontecer aqui no Maranhão, porque a nossa tendência é a utilização de energias limpas”, ressaltou.
“Nós temos que nos preparar para o futuro. E a transição energética é o futuro. Temos condições muito favoráveis para a produção de hidrogênio verde”, disse o governador.
Por meio dessa iniciativa, o Maranhão fortalece o seu potencial para atrair investimentos, impulsionar o desenvolvimento econômico e reduzir os índices de pobreza no Estado por meio da geração do “combustível do futuro”.