O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, participa de audiência pública nesta quarta-feira (25), às 15h, na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados. Na pauta da reunião estão o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana e o Programa Minha Casa, Minha Vida, temas vinculados ao trabalho da CDU.
A audiência foi proposta pelo presidente da CDU, deputado Domingos Neto (PSB-CE), e vai debater também o atraso das obras de saneamento básico previstas no PAC. Um estudo da Organização Não-Governamental Trata Brasil concluiu que mais da metade dos trabalhos na área estão paralisados.
O Nordeste concentra, percentualmente, a maior quantidade de atrasos, com 49%. “O PAC foi criado com o intuito de garantir a infraestrutura necessária para o crescimento do nosso país. O problema é que as desapropriações atrasaram muito o processo”, avalia o deputado Domingos Neto.
Outro assunto da audiência é o atraso nas obras de mobilidade urbana para a Copa. O Ministério das Cidades, dentro do PAC, administra os trabalhos na área. “Nós da CDU estamos acompanhando o andamento disso. Essas obras vão deixar um legado importante e sanar parte de um problema que enfrentamos e cujos reflexos já sentimos no caos urbanos que vitimam as cidades brasileiras diariamente”, completa Domingos Neto.
Para tratar especificamente sobre as obras de mobilidade para a Copa, a CDU realiza audiência nesta quarta pela manhã com o ministro do TCU Valmir Campelo. Um levantamento da CDU aponta que apenas 5% dos mais de 12 bilhões destinados para os trabalhos em infraestrutura e transporte foram executados.
Audiência Pública da CDU com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
Plenário 12 do Anexo II da Câmara dos deputados às 15h