Mais de 200 jovens aprendizes se formaram no programa Jovem Empreendedor em uma cerimônia que reuniu empresários, autoridades e familiares no Theatro Fernanda Montenegro , na capital do Tocantins.
Criado pela Prefeitura de Palmas, o programa Jovem Empreendedor preparara estudantes entre 16 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social para enfrentar o mercado de trabalho.
Os beneficiários aprendem sobre trabalho e empreendedorismo e são selecionados para estágios em órgãos da administração direta da prefeitura. Os aprendizes ocupam vagas como arquivista, almoxarife, contínuo, auxiliar administrativo e recebem um salário mínimo.
“É o que chamamos de grande oportunidade para a nossa juventude. No programa muitos têm a oportunidade de ganhar o seu primeiro salário, de conseguir comprar o seu primeiro bem e de trabalhar de carteira assinada”, afirmou o prefeito Carlos Amastha durante a solenidade de formatura na última segunda-feira (14).
O programa é coordenado em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) que desenvolve as atividades de capacitação e qualificação profissional.
De acordo com a Renapsi, um dos objetivos do programa é também evitar a evasão escolar, já que o abandono em sala de aula é muitas vezes motivado pela necessidade de geração de renda das famílias.
"Quando cheguei ao programa Jovem Empreendedor, sequer sabia como me portar em público. Hoje, me tornei uma jovem bem preparada para as muitas circunstâncias da vida", comentou a formanda Kaytiele Muniz.
Com informações da Prefeitura de Palmas