Cinco representantes do PSB estão entre os parlamentares mais influentes do País, citados na 20ª edição da lista anual dos "100 Cabeças" do Congresso, divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). São eles os deputados federais Beto Albuquerque (RS), Luiza Erundina (SP) e Márcio França (SP), e os senadores Antonio Carlos Valadares (SE) e Rodrigo Rollemberg (DF).
A pesquisa do DIAP foi realizada por meio de entrevistas com deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos. A consulta aos parlamentares aconteceu entre os dias 25 de setembro e 8 de novembro, tendo votado 65 congressistas, sendo 37 deputados e 28 senadores, e o resultado final anunciado nesta semana.
A lista apresenta os operadores-chave do Poder Legislativo, cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado Federal. De acordo com o DIAP, os "Cabeças" do Congresso Nacional são parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais por qualidades como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão, e tomada de decisão.
Líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque considera “uma honra ter sido mais uma vez apontado pelo Diap com um dos 100 melhores parlamentares do Congresso Nacional”. O deputado gaúcho ficou na 22º colocação. O socilaista lembra que esta distinção tem um significado especial pelo fato de ser concedida somente aos parlamentares que têm seus mandatos orientados pela defesa dos interesses dos trabalhadores brasileiros.
Beto foi destacado pelo Diap em todos os anos de seus mandatos como deputado federal. "A indicação me honra muito, uma entidade que monitora o comportamento da qualidade dos votos no que diz respeito ao interesse do trabalhador brasileiro", afirma.
Já a deputada Luiza Erundina, 19º colocada, mantém sua posição entre os articuladores há 14 edições da lista do DIAP. Erundina Ao lado do também socialista Márcio França, Erundina está entre os parlamentares com excelente trânsito nas diversas correntes políticas.
Ascensão – Além dos "Cabeças", desde a sétima edição da série, o DIAP divulga levantamento incluindo um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão. Entre os socialistas, fazem parte dessa lista os deputados Glauber Braga (RS) e Romário (RS) e a senadora Lídice da Mata (BA).