O secretário de Relações Internacionais do PSB e secretário-geral da Coordenação Socialista Latinoamericana (CSL), Paulo Bracarense, participou da missão de observadores internacionais das eleições municipais na República Dominicana, que ocorreram no último domingo (18).
Bracarense representou o Brasil entre os partidos e as organizações sociais que pertencem à Aliança Progressista da América Latina (APLA). Também integraram a missão, pela APLA, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Venezuela e Uruguai.
Durante a missão, o secretário de Relações Internacionais do PSB e os demais membros da missão foram recebidos pelo presidente da República, Luis Abinader, e pelo chanceler da República Dominicana, Roberto Álvarez.
Nestas eleições, em que foram convocados às urnas pouco mais de 8,1 milhões de dominicanos, foram escolhidos 158 prefeitos, 1.164 vereadores, 235 diretores municipais e 735 membros. A votação transcorreu sem grandes incidentes.
As eleições municipais antcedem as eleições legislativas e presidenciais marcadas para 19 de maio, que terão, como principais candidatos, o presidente Luis Abinader, que tentará a reeleição, além de Leonel Fernández e Abel Martínez.
De acordo com a Junta Eleitoral Central, o PRM, de Abinader, obteve uma vitória esmagadora nas urnas. O partido de centro-esquerda elegeu 120 de um total de 158 prefeitos, o que representa 75,9% dos municípios dominicanos.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional