O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) enfatizou a importância de priorizar a educação na primeira infância durante o lançamento, nesta sexta-feira (30), de uma carta-compromisso em defesa da qualidade da educação para a faixa etária de 0 a 6 anos pelas frentes parlamentares da Educação e da Primeira Infância da Câmara dos Deputados.
Integrante da FPE, Campos lembrou que o desenvolvimento cognitivo é crucial nesta faixa etária e que os cuidados podem determinar o potencial da pessoa pelo resto da vida.
“A valorização da Primeira Infância, exatamente essa fase de 0 a 6 anos, vem acontecendo a partir de evidências científicas que mostram que a maior do nosso desenvolvimento cerebral e cognitivo se dá nesse período. E é exatamente as oportunidades e os cuidados nesse período que vão determinar o potencial que nós vamos ter durante toda nossa vida”, disse.
Ele acrescenta que, além da educação, é preciso estar atento à nutrição, à segurança e em outros aspectos da vida das crianças com até seis anos.
A carta-compromisso enfatiza a necessidade de ampliação do número de vagas em creches, para “zerar” a fila de espera. Também é citada a valorização dos profissionais, com a qualificação continuada.
“A carta traz a questão do compromisso que precisa ser feito pela sociedade como um todo, ela traz uma discussão sobre a qualidade da educação nas creches e escolas infantis, também temos feito aqui na Câmara um trabalho de projetos de lei sobre vagas em creches”, explicou.
De acordo com o parlamentar, um desafio diz respeito às finanças dos municípios, que são os responsáveis por essa fase da educação. Mas ele aponta que o Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb) tem a priorização da educação infantil como um dos indicadores para a distribuição de recursos.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Agência Câmara