A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT) realizou, na quinta-feira (24). a segunda edição do seminário Caminhos para a Inovação, que este ano tem como tema "A ciência no futuro da saúde e dos esportes".
Membro da CCT, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) participou do painel "Proposições para o desenvolvimento da ciência para a saúde e os desportos", ao lado do presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de Lima, e do senador Luiz Henrique, com a mediação do jornalista Álvaro Pereira.
O senador Rollemberg falou dos avanços na legislação e nas políticas de ciência e tecnologia e da necessidade de se criar no País uma cultura de inovação. "É preciso incorporar esses valores, para aproximarmos a academia do setor produtivo, temos de ter a coragem de enfrentar esta questão”, defendeu. No âmbito do Parlamento, falou de temas complexos, como o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e a lei de acesso aos recursos genéticos. "Temos de construir um ambiente permanente de diálogo entre ciência e tecnologia, Parlamento e setor produtivo, todas as peças da engrenagem”, afirmou o senador Rollemberg, que lamentou o fato de, muitas vezes, temas importantes para essas áreas estarem distantes da agenda cotidiana do Congresso Nacional.
Questionado sobre os investimentos públicos nas áreas de ciência e de tecnologia, Rollemberg defendeu a importância de sua regularidade. "É preciso haver esforço para aumentar os investimentos em educação, ciência, tecnologia e inovação, são as áreas de maior retorno para o País e que agregam grande valor à nossa produção”, destacou. "Precisamos ter mais recursos, além de melhor gestão”, concluiu o senador.