Eleito senador pelo Maranhão com 2.125.811 dos votos (62,41% dos votos válidos), o ex-governador Flávio Dino (PSB) afirmou que uma das prioridades quando assumir o mandato será acabar com o orçamento secreto. “É muito importante conseguirmos superar um dos graves problemas que há no nosso país, que é o orçamento secreto. É preciso acabar com essa modalidade de destinação de recursos financeiros orçamentários que têm se prestado a muitas distorções, perda de qualidade no gasto público e também cometimento de ilicitudes, crimes. Essa é uma questão prioritária”, afirmou em entrevista à CNN.
As emendas de relator ao Orçamento foram criadas em 2019 e implementadas em 2020. Elas ficaram conhecidas como “orçamento secreto” por permitirem que parlamentares destinem recursos que saem diretamente dos cofres da União sem que haja transparência para onde são empenhados.
Dino afirmou que, em razão de sua origem profissional, pretende levar ao Senado temas como segurança pública, reforma política e reforma tributária. Ele prometeu também que a defesa do Maranhão será um foco de seu mandato. “Também é prioridade a defesa do meu estado, ajudar que investimentos públicos e privados cheguem no Maranhão e, com isso, dar continuidade nesse trabalho de combate a desigualdades sociais em todo o país”, explicou.
Durante a entrevista, o ex-governador também analisou a nova composição do Congresso Nacional. “Nós temos, de modo geral, dois grandes vetores que explicam em larga medida os resultados. Em primeiro lugar, fatores, sim, ideológicos em algumas regiões do país, e há, também, o peso do dinheiro, do poder econômico, do orçamento secreto, dos próprios fundos partidários eleitorais. Tudo isso pesou muito no resultado da eleição”, avaliou.
Com informações da CNN