O presidente nacional do PSB, João Campos, e o vice-líder do governo no Congresso, Dorinaldo Malafaia (PDT), anunciaram, na tarde desta quarta-feira (21), o apoio à reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Motta foi recebido na sede nacional do PSB durante reunião com a bancada federal e o ministro do empreeendedorismo, Paulo Pereira (PSB).
Os dois partidos destacaram a importância de dar continuidade à construção de uma agenda legislativa comprometida com os direitos dos trabalhadores, a redução das desigualdades e o desenvolvimento do Brasil.
“O PSB reafirma seu compromisso histórico de ter coerência, de ter posição, de ter coragem, de ter lado e de clamar por um ambiente de equilíbrio no Brasil”, afirmou Campos.
O presidente nacional do PSB também avaliou que a iniciativa representa um passo importante para a consolidação de uma maioria democrática no Parlamento.
“Estamos construindo um centro democrático no parlamento brasileiro para frear qualquer tipo de aventura com viés autoritário, agressividade, violência ou desconstrução. Queremos um espaço para discutir, discordar, ser ouvidos e fazer debate. Todos concordaram que esse era um movimento que precisava ser feito. Portanto, é um movimento unânime do nosso partido, que verdadeiramente acredita nisso”, declarou Campos.
Ele também ressaltou que o parlamento enfrentará um período desafiador e reafirmou o compromisso do PSB com o projeto político liderado pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.
Em nota conjunta, as duas siglas destacaram avanços em temas fundamentais para o país, como o fim da escala 6×1, a reforma tributária e medidas voltadas ao fortalecimento dos microempreendedores individuais (MEIs). As iniciativas integram uma agenda voltada à promoção da justiça social, ao desenvolvimento econômico e à melhoria da qualidade de vida da população.
O deputado federal Dorinaldo Malafaia ressaltou a necessidade de antecipar o debate sobre os desafios democráticos e políticos do país.
“Tivemos um resultado eleitoral marcado por uma onda extremamente conservadora, que preocupa a democracia e o debate sobre a soberania nacional. O PDT, ao se posicionar em defesa da reeleição de Hugo Motta, reafirma esse compromisso e se une ao PSB para transmitir uma mensagem ao parlamento brasileiro e à sociedade”, afirmou Malafaia.
O líder do PSB na Câmara, deputado Jonas Donizette, destacou os motivos que levaram a bancada a apoiar a recondução de Hugo Motta à presidência da Casa.
“Nosso apoio reconhece o equilíbrio com que Hugo Motta conduziu a Câmara em momentos difíceis e o respeito aos compromissos assumidos com a nossa bancada. Conte com o PSB não apenas neste momento, mas também na condução do próximo mandato, para defender a democracia e entregar ao país o que a população espera de nós”, afirmou Donizette.
Hugo Motta, por sua vez, reconheceu a importância histórica dos dois partidos para a política brasileira e destacou suas contribuições para a construção de uma agenda voltada à igualdade social e de oportunidades.
O presidente da Câmara manifestou apoio à chapa Lula-Alckmin. “Entendo que, para o Brasil, a melhor opção é aquela representada hoje pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Alckmin. É por essa chapa que temos trabalhado”, disse.
“Na Presidência da Câmara, procuramos reconhecer, antes de tudo, o papel histórico que tanto o PDT quanto o PSB desempenharam na história política nacional. São partidos com posições claras, que defendem bandeiras extremamente importantes, como a igualdade social e a igualdade de oportunidades. São pautas atuais e necessárias”, declarou Motta.
O presidente da Câmara também ressaltou a importância de construir um país melhor para as próximas gerações. “Acredito que o desafio de quem está na política atualmente é garantir que o Brasil de amanhã seja melhor do que o Brasil de hoje, assim como o Brasil de hoje tem a obrigação de ser melhor do que o Brasil do passado”, acrescentou.
Para Motta, esse processo exige diálogo e capacidade de lidar com divergências. “Ela exige aprofundamento em temas que muitas vezes geram divergências. A Câmara precisa ser capaz de lidar com diferentes realidades. Foi isso que procurei fazer enquanto presidente. Estamos aqui justamente para discutir essa construção. Os companheiros que trabalham conosco diariamente e aqueles que estão chegando agora podem atestar que tivemos uma Presidência de portas abertas”, afirmou.
Ao concluir, Motta destacou que a próxima legislatura exigirá articulação e equilíbrio político, diante dos diferentes cenários que poderão se configurar após o segundo turno das eleições presidenciais.
Ele manifestou a expectativa de que a reeleição do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin permita uma construção política mais tranquila e civilizada, embora tenha reconhecido a possibilidade de momentos de turbulência.




