O PSB elegeu dois candidatos ao Senado Federal nas eleições deste domingo (7).
A ex-secretária de Esportes do governo do Distrito Federal Leila do Vôlei conquistou o primeiro lugar, com 467.787 votos (17,76% dos votos válidos). Na Paraíba, o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo garantiu a primeira vaga, com 842.895 votos (24,66% dos votos válidos).
Aos 47 anos, Leila se torna a primeira mulher a representar o Distrito Federal no Senado, superando figuras tradicionais da política local.
A socialista credita a sua vitória à sua atuação na Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, entre 2015 e 2018.
“Sei que meu trabalho na Secretaria de Esportes foi reconhecido. Tive oportunidade de estar num governo que enfrentou muitas dificuldades, mas realizou projetos importantes. O Brasil quer gente que tenha compromisso com a cidade e consiga dialogar sem radicalismo”, afirmou, em ato de comemoração realizado em Brasília.
Nascida e criada em Brasília, Leila fez carreira como atleta profissional chegando à seleção brasileira de vôlei. Conquistou medalhas nas Olimpíadas de Atlanta-1996 e Sydney-2000.
Em 2014, foi candidata a deputada distrital, mas ficou na suplência. Convidada pelo atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB), assumiu a Secretaria de Esportes até se licenciar para concorrer ao Senado.
As suplentes de Leila são a ex-secretária do Planejamento Leany Lemos (PSB) e a museóloga Ivonete Nascimento (PCdoB).
O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo comemorou a vitória nas redes sociais.
“Fizemos uma campanha limpa, propositiva, colocando sempre a Paraíba em primeiro lugar e o resultado, que já percebíamos no carinho das pessoas nos mais de 40 mil Km que percorremos, se confirmou nas urnas”, afirmou.
Veneziano nasceu em Campina Grande, na Paraíba, em 17 de julho de 1970. Graduado em Direito, Veneziano foi vereador por dois mandatos (1996 e 2000) e prefeito da cidade também por duas legislaturas (2004 e 2008). Em 2014, foi eleito deputado federal com 177.680 votos.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional