O Partido Socialista Brasileiro (PSB) transmitiu a secretaria-geral da Coordenação Socialista Latino-Americana (CSL) ao Partido Socialista Equatoriano (PSE). A cerimônia aconteceu em 25 de setembro, em Montevidéu, no Uruguai, durante a Conferência da Aliança Progressista das Américas (APLA). O secretário de Relações Internacionais do PSB, Paulo Bracarense, que ocupava o cargo, deu posse ao equatoriano Gustavo Vallejo Fierro.
O presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, acompanhou o ato ao lado de Bracarense. Além deles, estiveram presentes os participantes da Assembleia da APLA e dirigentes de partidos que integram a nova direção: o deputado Esteban Paulón, do Partido Socialista da Argentina; Pablo Oribe, do Partido Socialista do Uruguai e Maximiliano Morán, do Partido Socialista do Chile.
Na CSL, os cargos de direção são ocupados por pessoas indicadas pelos partidos eleitos nas Conferências da organização. Cada legenda eleita indica seu representante. A nova direção foi eleita em 21 de maio, na Conferência da CSL realizada em Quito, no Equador, como parte das comemorações do centenário do PSE.
Na nova gestão, o PSB ocupará uma das Secretarias Adjuntas ao lado dos partidos socialistas da Argentina, do Chile e do Uruguai. O partido indicou seu secretário de relações internacionais, Paulo Bracarense, para a função.
Ao todo, foram 16 anos do PSB à frente da CSL com trabalho de excelência. O partido assumiu a secretaria-geral em 2010, na 7ª Conferência da organização, realizada em Brasília, quando o cargo foi criado. Desde então, foram indicados pelo PSB Roberto Amaral (2010–2014), Beto Albuquerque (2015–2019), Alessandro Molon (2019–2023) e Paulo Bracarense (2023–2026).
