Preocupado com o índice de evasão escolar, o deputado Rubem Martins (PSB-PI) apresentou um projeto de lei em que propõe a atuação de profissionais de psicologia nas escolas da rede pública de ensino infantil, fundamental e médio do estado do Piauí.
De acordo com o projeto, o psicólogo vai identificar comportamentos prejudiciais ao desenvolvimento escolar do estudante e que estejam relacionados a casos de violência doméstica, bullying, abuso sexual e uso de drogas. Além disso, deve intervir com ações socioeducativas e preventivas junto a famílias, professores, alunos e equipe técnica da escola.
Para o deputado Rubem Martins, o trabalho do psicólogo pode melhorar as relações humanas no ambiente escolar, auxiliar na solução de problemas que impedem o desempenho de alunos, além de melhorar a qualidade do ensino.
“A presença constante do psicólogo é fundamental para estabelecer laços de confiança, inclusive com pais e responsáveis. O profissional de psicologia tem um papel preponderante nas sociedades e instituições, principalmente na atualidade, com índices de violência que tem afetado o aluno em seus espaços de convivência”, afirma o deputado.
O projeto de lei estipula a presença de um psicólogo para cada 200 estudantes e o prazo de um ano para as escolas se adequarem à exigência.
Assessoria de Comunicação/PSB