O diretório estadual do PSB em Pernambuco recebeu nesta segunda-feira (12) o nome de “Sede Miguel Arraes”, em cerimônia que reuniu lideranças socialistas para homenagear o ex-governador e ex-presidente nacional do partido.
O evento marcou a abertura do calendário de atividades para celebrar o centenário de nascimento do líder político da esquerda brasileira. As comemorações prosseguem nos dias 13, 14 e 15 em Brasília, no Recife, e nas cidades de Crato e Araripe, no Ceará (veja aqui a programação).
Estiveram presentes na solenidade familiares e amigos de Miguel Arraes, além do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e do presidente do PSB-PE, Sileno Guedes. Também participaram deputados, vereadores, militantes e representantes de movimentos sociais.
Para o presidente estadual Sileno Guedes, a iniciativa demonstra que o legado do líder pernambucano permanece vivo entre a militância socialista. “O PSB sentiu necessidade de reunir seus militantes na sede, onde, de forma singela, carinhosa e de reconhecimento, a gente dá a esta casa o nome de Miguel Arraes. Como prova de que ele se faz vivo entre nós, sua militância se encontra viva. As pessoas que tiveram o privilégio de viver com Miguel Arraes e os que chegam podem sentir que aqui se pratica o legado de Arraes”, declarou.
O governador de Pernambuco e vice-presidente nacional do PSB, Paulo Câmara, lembrou de Miguel Arraes como um líder que dedicou a sua vida aos mais necessitados. “Hoje o PSB faz uma justa e sincera homenagem, que toca o coração de todos. Dr. Arraes é uma referência que mudou a vida dos pernambucanos para melhor, que trabalhou e dedicou sua vida para os que mais precisam. Ele deixa um legado e história de muita responsabilidade, de conceitos necessários que precisam ser colocados em prática no dia a dia do nosso país”, declarou.
O prefeito Geraldo Julio e primeiro-secretário da Executiva nacional do PSB, destacou que o legado de Miguel Arraes deve servir de inspiração às atuais lideranças políticas do país. “A gente está vendo o Brasil passar por tantas dificuldades, em que o povo é que está perdendo. Dr. Arraes está guiando os olhos da política, do PSB, para os mais pobres, para o combate às desigualdades. Que a vida dele possa ser referência e possa inspirar os líderes hoje do País para que a gente possa voltar os olhos para as pessoas que mais pobres”, afirmou.
Filho do ex-governador, Pedro Arraes agradeceu a homenagem e ressaltou que a conexão com as necessidades do povo é um dos principais legados do líder socialista. “Atualmente vemos no Brasil e no mundo uma desconexão da esfera política do dia a dia do cidadão comum. Uma das lições que Arraes deixou é que não se podemos perder essa conexão para que não nos tornemos uma espécie de casta separada da realidade”, declarou Pedro Arraes.
Bisneto de Arraes, o secretário de Organização do PSB-PE, João Campos, também testemunhou a dedicação de Arraes na política brasileira. “Ele era um homem que gostava mais de ouvir do que de falar, mas sempre que se posicionava era com muita firmeza e tinha coerência com o que defendia e praticava”, disse.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do PSB-PE