Candidato do PSB à prefeitura de Manaus é o 5º entrevistado da série.
Do G1 AM
O candidato do PSB à prefeitura de Manaus, Serafim Correa, foi entrevistado ao vivo nesta sexta-feira (24) no JAM pela apresentadora Cléo Pinheiro. O candidato Artur Neto (PSDB) falou nesta quinta-feira (23) e Pauderney Avelino será ouvido neste sábado (25).
A ordem da série de entrevistas foi definida em sorteio.
Leia abaixo a transcrição das perguntas e respostas.
Cléo Pinheiro: Vamos ouvir agora Serafim Correa, boa noite candidato.
Serafim Correa: Satisfação estar aqui com você Cléo.
Cléo Pinheiro: Obrigada. O senhor já foi prefeito de Manaus uma vez, tentou a reeleição na sequência, não conseguiu êxito. Por que o senhor decide agora entrar na disputa novamente pela prefeitura?
Serafim Correa: Exatamente porque eu sou apaixonado por essa cidade. Eu nasci aqui, me criei aqui, vivi a minha vida inteira em Manaus, conheço os problemas da cidade, tenho o apoio do meu partido, tenho o apoio do PSOL, montamos uma aliança, uma coligação, criamos as condições políticas e estamos na disputa merecendo do povo uma receptividade muito boa, muito carinhosa, o que nos estimula a prosseguir nesse trabalho e a seguir em frente.
Cléo Pinheiro: Vamos começar agora candidato o sorteio dos temas que serão apresentados pelo senhor. O primeiro tema é calçamento e pavimentação.
Serafim Correa: Manaus tem dificuldade de calçadas. Nós temos um plano para resolver esse problema no Centro da cidade e, a partir daí, em toda a cidade. Eu estive em Curitiba e a cidade tem um plano diretor de calçadas. Nós pretendemos fazer o mesmo aqui. Quanto à pavimentação, vamos criar uma força-tarefa para que, rapidamente, você possa através de um 0800 ser comunicado da existência do problema e buscar resolvê-lo.
Cléo Pinheiro: Vamos ver agora, o próximo tema é água e esgoto, candidato.
Serafim Correa: Eu fui o único prefeito que ousou enfrentar a questão da água. Já resolvemos a questão para 78 mil famílias, que antes da minha ação não tinham água e que hoje têm. Mas Manaus tem 40 mil famílias por onde a rede já passou na sua porta, mas ela ainda não conseguiu fazer a ligação porque não tem R$ 250 reais para pagar. A prefeitura vai assumir esse ônus porque água é vida, e com isso nós vamos avançar na solução do problema.
Cléo Pinheiro: Mais um tema, vamos ver, sistema viário. Como dar fluidez ao trânsito de uma cidade que cresceu sem plenejamento, não é candidato?
Serafim Correa: Exatamente. Manaus é uma cidade que cresceu de forma desordenada e para isso ela precisa de uma série de obras. Obras de novas vias, alargamento de vias já existentes, romper com gargalos que tanto prejudicam o trânsito, bem como a realização de obras de arte como são os viadutos. Uma obra importante que eu realizei foi a rua Maceió, a nova Maceió que deu fluidez ao trânsito naquela área da cidade.
Cléo Pinheiro: O quarto tema é educação e creches. Basta ampliar o número de escolas e construir creches, candidato?
Serafim Correa: Não, não basta isso. Você precisa pagar melhor o professor, dar segurança para o professor e para os alunos nas escolas, mas, sobretudo, ter inovação. E a grande novidade na educação é o programa 'Um Computador Por Aluno', que já sucesso em Pernambuco com o governador Eduardo Campos, presidente nacional do meu partido, e será sucesso aqui em Manaus. Os 57 mil alunos dos quatro últimos anos do ensino fundamental vão receber um computador fabricado aqui no Distrito Industrial, e com isso vão ser incluídos social e digitalmente.
Cléo Pinheiro: Falta falar sobre as creches candidato, por favor.
Serafim Correa: A sim, pois não, creches. Manaus teve 95 prefeitos e só um fez creche, fui eu, fiz uma. Agora, antes de fazer a creche, eu fiz 500 novas salas de aula. Portanto, esse é um compromisso de quem já fez e vai prosseguir fazendo. Deveremos fazer cinco novas creches.
Cléo Pinheiro: Temos pouco mais de dois minutos agora. O quinto tema é limpeza pública.
Serafim Correa: A limpeza pública anda muito mal em Manaus. Ela precisa melhorar bastante. Na nossa época, nós pegamos uma lixeira, onde 300 pessoas viviam de forma indigna, morando na lixeira. Hoje, lá tem um aterro em perfeitas condições de uso. A coleta precisa melhorar, nós sabemos como fazer isso e vamos fazer.
Cléo Pinheiro: Ainda dá tempo para mais um tema. O tema é políticas para as mulheres.
Serafim Correa: Muito bem. Nós temos uma grande novidade para as mulheres, é o programa 'Mãe Manauara'. Eu estive em Curitiba, esse programa funciona lá perfeitamente, e aqui em Manaus ele vai funcionar sim. Nós vamos desapropriar o prédio Santa Casa de Misericórdia, que vai ser a sede do programa. A mulher ficou grávida, ela entra no programa 'Mãe Manauara' e aí terá direito a fazer todos os exames de pré-natal, inclusive as ultrassonografias.
Cléo Pinheiro: Chegamos ao último minuto, por favor, as suas considerações finais candidato.
Serafim Correa: Alegria muito grande, Cléo, de estar aqui na Rede Amazônica de Televisão e cumprimentar o meu querido amigo, Dr. Phelippe Daou, Dr. Milton Cordeiro, você, todos os apresentadores, enfim, todos os funcionários da Rede Amazônica. Tenho um orgulho muito grande. A Rede Amazônica faz 40 anos este ano e eu faço parte dessa história. Eu fui o primeiro apresentador do programa Encontro com o Povo e o primeiro entrevistado do programa foi o coronel Jorge Teixeira, que era prefeito de Manaus. Como você faz hoje, eu também fiz a ele muitas perguntas e em um determinado momento, ele virou e disse "um dia você ainda vai ser prefeito e vai saber o que é isso". Realmente, muitos anos depois eu fui prefeito de Manaus e quero voltar a ser. Por isso, eu peço seu voto, para você que nos assiste. No dia 7 de outubro, no altar da urna, vote 40.
Cléo Pinheiro: Candidato, obrigada pela sua entrevista ao Jornal do Amazonas e boa noite.
Serafim Correa: Boa noite, eu é que lhe agradeço.