Na quarta-feira (22), o deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) subiu à tribuna da Câmara dos Deputados e proferiu discurso direcionado aos servidores da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Mais uma vez o parlamentar pede à presidenta Dilma para negociar com as categorias em greve.
O deputado argumenta que a Polícia Federal representa uma das instituições mais fortes do Estado Democrático de Direito. "Num país como o Brasil, onde somente os pobres são presos, a Polícia Federal tem mudado esse quadro e colocado muita gente "fina" na cadeia".
A greve da PF e PRF não versa apenas sobre salários, mas também sobre a estruturação e fortalecimento da instituição. Valtenir alerta que essas instituições necessitam ter um quadro de pessoal composto por pessoas qualificadas e bem remuneradas. "Não podemos permitir que fragilizem essa instituição".
Na última semana, o Governo Federal agendou reuniões para negociar com os servidores federais em greve. Segundo notícias veiculadas na mídia, será discutida a equiparação salarial de 18 categorias com os vencimentos do Executivo contemplados pela Lei 12.777/2010. Também serão temas das reuniões as reivindicações dos servidores do INCRA e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.