O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), participou da inauguração da primeira Casa do Trabalhador do Maranhão, no bairro Anjo da Guarda, em São Luís.
A casa tem como objetivo ampliar a oferta de qualificação profissional e incentivar a geração de emprego e renda para a população maranhense, em especial, moradores da região Itaqui-Bacanga. O investimento é fruto de parceria entre os governos estadual, municipal, federal e o setor privado.
A Casa do Trabalhador do Maranhão conta com diversos serviços gratuitos de cidadania, qualificação profissional e regularização para pequenos empreendedores. O espaço conta, por exemplo, com uma nova unidade do Viva/Procon (para agendamento de consultas, emissão de documentos e outros serviços de cidadania), além de cursos de qualificação e outras iniciativas voltadas para a geração de emprego e renda.
O governador Brandão comemorou a entrega da Casa do Trabalhador em meio ao cenário favorável para a geração de empregos no Maranhão.
“Nada mais justo do que inaugurar a Casa do Trabalhador no momento em que o Maranhão vive uma grande empregabilidade, com grande geração de empregos. O Maranhão tem se destacado na geração de empregos. Essas palavras, emprego e renda, aqui no nosso governo, são regra”, pontuou Carlos Brandão.
Brandão citou como motores para a geração de oportunidades no Estado, a realização de grandes eventos que movimentam a economia da cultura e do turismo, gerando empregos formais e informais, além das grandes obras públicas, que criam postos de trabalho em vários setores.
“Investir em emprego e renda é uma decisão política que a gente abraçou e a gente fica muito feliz, porque estamos vendo os resultados. O resultado está na geração de empregos. O Maranhão foi o estado que mais gerou empregos no Nordeste, se destacando também no plano nacional, o quarto estado, em termos proporcionais, que mais gerou empregos”, destacou o governador.
O prédio onde foi construída a Casa do Trabalhador já abrigava uma sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Os serviços da agência continuam no espaço, agregados à Casa, e foram aperfeiçoados, nascendo assim o Sine-Casa do Trabalhador.
A parceria entre o governo federal e o Maranhão no Sine-Casa do Trabalhador prevê melhorias na infraestrutura tecnológica, modernizando cadastros, a intermediação de vagas e a oferta de informações sobre o mercado de trabalho.
Presente em praticamente todas as cidades brasileiras, a rede Sine possui diversas funções, como a divulgação de vagas, o recebimento de currículos, a elaboração de processos seletivos e até a contratação de pessoal.
Outra novidade da Casa do Trabalhador é o Laboratório de Informática, dedicado à formação ativa de trabalhadores, por meio dos cursos da Escola do Trabalhador 4.0., plataforma do governo federal que oferta cursos gratuitos em temas de tecnologia e produtividade, com certificação pela Microsoft.
“Mais do que o trabalho, a gente tem que qualificar. Não adianta a gente discutir a criação de postos de trabalho, se não tivermos qualificação”, ressaltou o governador.
A população do Anjo da Guarda e região Itaqui-Bacanga também conta agora com a Sala do Empreendedor da Casa do Trabalhador, instalada por meio de parceria com a prefeitura municipal de São Luís. A Sala é dedicada à abertura, orientação e regularização de empreendimentos – com ênfase nos empreendedores individuais.
Outras ações
Ainda na Casa do Trabalhador, o governador Carlos Brandão e o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho participaram da cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Estadual de Economia Solidária e lançaram novas medidas em defesa dos trabalhadores e dos direitos humanos.
Durante a solenidade, foram assinados decretos do Plano Estadual da Economia Solidária e do Plano Estadual de Empregabilidade para o público LGBTQIA+. O governador citou o interesse em criar escritórios para grupos minoritários como movimento LGBTQIA+, onde hoje funciona a Casa do Trabalhador, no bairro do Calhau, em São Luís.
“Já fizemos levantamento e estamos pensando em uma parceria para um reforma completa, para colocarmos lá dentro, sedes de cada um dos movimentos sociais; escritórios para o movimento negro, para o movimento LGBTQIA+, para indígenas, quilombolas, enfim, para termos um escritório que represente cada uma dessas entidades”, antecipou o governador.
Outro lançamento do dia foi o Programa Residência Técnica Profissional, formação para profissionais em áreas tecnológicas e de ciências sociais aplicadas. Serão oferecidas bolsas para os residentes no valor unitário de R$ 2.500,00.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Maranhão