
Claudio Reis
O vice-presidente da República e também vice-presidente do PSB, Geraldo Alckmin, participou neste sábado (1º) do encerramento do XVI Congresso Nacional do Partido Socialista Brasileiro, em Brasília. Durante seu discurso, Alckmin reforçou a necessidade de fortalecer o PSB nas próximas eleições, exaltou os avanços do atual governo e destacou a importância da democracia.
Alckmin iniciou sua fala agradecendo a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama, Janja da Silva. “Não é comum um presidente da República participar de um congresso que não seja de seu próprio partido. Estamos muito honrados com a presença de Lula, especialmente pela liderança que representa”, afirmou.
O vice-presidente destacou que o país atravessa um novo momento após o período de risco democrático enfrentado nos últimos anos. “Mesmo após perderem a eleição, tentaram um golpe. Imagine se tivessem vencido”, alertou, reforçando que apenas a democracia é capaz de promover inclusão e justiça social.
Alckmin ressaltou os avanços conquistados em diversas áreas em pouco mais de dois anos de governo. Na educação, lembrou iniciativas como o programa Pé-de-Meia e o fortalecimento da escola de tempo integral, elogiando a atuação da deputada Tabata Amaral (PSB-SP). “Há um compromisso claro do presidente Lula com a educação, com investimentos em creches, saúde e inclusão”, disse.
Na área da saúde, Alckmin lembrou a superação do negacionismo durante a pandemia e os esforços para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). No meio ambiente, celebrou a redução do desmatamento e a preparação do país para sediar a COP30 em Belém, no fim do ano.
Alckmin também comemorou os recentes resultados na geração de emprego. “Só em abril, o Brasil criou 257 mil empregos com carteira assinada, sendo 35 mil na indústria”, destacou, citando sua participação em grupos de trabalho voltados ao desenvolvimento industrial.
Outro ponto do discurso foi a aprovação, por unanimidade, do projeto “Acredita Exportação”, voltado ao incentivo às pequenas empresas brasileiras. O texto foi relatado pelo ex-prefeito de Campinas e integrante do PSB, Jonas Donizette. “Esse projeto amplia as oportunidades para pequenos empreendedores, estimula a geração de renda e abre mercados internacionais”, afirmou.
Em mensagem direta ao partido, Alckmin parabenizou os militantes e dirigentes presentes e elogiou o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, por sua capacidade de diálogo e unidade. Ao se dirigir ao novo presidente da legenda, o prefeito do Recife, João Campos, Alckmin garantiu apoio: “Conte conosco para fazer o PSB crescer ainda mais e ajudar a população brasileira”.
O vice-presidente finalizou com uma homenagem ao presidente Lula, citando o escritor Ernest Hemingway. “Dizem que, na guerra, o que mais importa é quem está ao seu lado na trincheira. Estamos honrados por sermos seus companheiros na defesa da democracia”, concluiu..