Na segunda-feira (6), o deputado federal Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ), vice-presidente de Eficiência Energética da Frente de Energia do Congresso Nacional, fez uma audiência pública com a participação de autoridades do setor para discutir as principais iniciativas para a transição energética no Brasil.
O evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, teve apresentações de dados e projetos do vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul, João Irineu Medeiros, da gerente de distribuição do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Ana Helena Mandelli, da gerente Executiva de Mudança Climática e Descarbonização da Petrobras, Viviana Canhão Bernardes G. Coelho e do diretor Geral do INEE, Fernando Perrone.
Bandeira afirmou que escolheu a audiência no Rio de Janeiro pela importância da região, que conta com grandes instituições de matrizes energéticas e automotivas do País. “Precisamos aprofundar o estudo e a aplicação de soluções para a comercialização de veículos com motor otimizado para uso do etanol, seja com tração exclusivamente através do motor a combustão, seja um carro híbrido com tração elétrica à bateria”, disse Bandeira.
Na abertura do evento, o parlamentar lembrou que este assunto voltou à pauta no Congresso Federal com a Medida Provisória (MP) nº 1.175/23, aprovada na Câmara e no Senado, que estabelece incentivos para carros que reduzem a eficiência no uso do etanol.
“Agora, queremos saber o que as empresas já estão fazendo diante desse novo cenário. Estamos exercendo o papel do Parlamento em dialogar com diversos setores em busca da saída mais eficiente para uma transição energética justa para o país”, afirmou Bandeira.