O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, assinou um memorando de entendimento com a China para fomentar a ecomomia das micro e pequenas empresas em ambos os países.
O documento de cooperação econômica reconhece a importância das micro e pequenas empresas para a economia e estabelece um compromisso mútuo para desenvolver políticas públicas que facilitem o crescimento sustentável e a competitividade dessas empresas. Um dos pontos destacados é a facilitação do acesso ao crédito para fomentar a criação de um mercado de troca.
“Assinamos um memorando de intenções para facilitar as atividades dos pequenos negócios entre os dois países, incentivando iniciativas como feiras, exposições, financiamentos, assistência e digitalização”, destacou Márcio França.
A China é atualmente o maior exportador do mundo, impulsionado por um setor robusto de pequenas empresas. No Brasil, apenas 1% das pequenas empresas está envolvido em exportações, afirmou o ministro. “Nosso objetivo é aumentar esse número significativamente. Para isso, pretendemos aproveitar a tecnologia e as inovações chinesas, aplicando-as para fortalecer e expandir nossos pequenos negócios no mercado global”, disse.
Entre os pontos do memorando, destacam-se:
Diálogo Permanente: Estabelecimento de um canal contínuo para troca de informações e boas práticas sobre políticas públicas relacionadas às MPEs, com foco em inovação, financiamento, transformação digital e desenvolvimento sustentável.
Exposições e Feiras: Incentivo à participação ativa das MPEs em eventos comerciais organizados por ambos os países, promovendo o intercâmbio e a cooperação comercial.
Economia Digital: Colaboração para aumentar a participação das MPEs na economia digital, facilitando o acesso às plataformas nacionais de comércio eletrônico.
Tecnologias Especializadas: Promoção do desenvolvimento de MPEs que utilizam tecnologias avançadas para produzir produtos inovadores.
Acesso ao Financiamento: Intercâmbio de informações sobre programas e iniciativas que facilitem o acesso das MPEs ao financiamento necessário para seu crescimento.
Desenvolvimento de Clusters: Apoio ao desenvolvimento e cooperação entre clusters de MPEs de ambos os países.
Capacitação: Fomento ao intercâmbio e à cooperação para capacitação entre instituições que prestam serviços às MPEs.
A assinatura do memorando foi realizada na celebração dos 20 anos da Cosban (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação) e dos 50 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a China, em Pequim.
Copresidida por Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Cosban orienta a colaboração entre os dois países em diversas áreas estratégicas desde sua criação em 2004.
Com informações do Memp