No dia em que foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) lançou um aplicativo para incentivar e facilitar a doação de sangue no Estado: o Gota de Vida. O aplicativo está disponível de forma gratuita e pode ser baixado nos celulares e tablets, por meio das lojas App Store (iOS) e no Google Play (Android).
O governo contou com a parceria do da Secretaria da Saúde (Sesa) e do Instituto Capixaba de Ensino.
“O aplicativo vem em uma boa hora neste Dia Mundial do Doador de Sangue. O aplicativo é uma facilidade para aquelas pessoas que são doadoras, mas também para aqueles que querem doar e têm alguma dúvida. Quem doa sangue salva muitas vidas e é muito bom que a gente possa mobilizar, motivar e incentivar as pessoas a fazerem esse ato de amor com o próximo”, declarou o governador Casagrande.
Desenvolvido em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), o aplicativo foi apresentado à população no Hemocentro de Vitória, com a participação de Casagrande.
Enquanto a equipe do Governo esteve presente no Hemoes para o lançamento do aplicativo, 120 pessoas compareceram ao Hemocentro de Vitória para a doação de sangue. Dessas, 80 foram classificadas como aptas para a ação, sendo coletada uma bolsa de cada voluntário – os dados são de coletas realizadas até as 12 horas.
Gota de Vida: como funciona
O aplicativo Gota de Vida foi estruturado com diversas funcionalidades que garantem o melhor entendimento da população sobre os requisitos necessários para ser um doador de sangue, além de proporcionar uma experiência gamificada, que estimula a doação regular e também a captação de novos voluntários, sendo tudo em um sistema parecido com uma rede social.
Na plataforma, também é possível agendar o dia e horário da doação, verificar o estoque de sangue de cada tipo sanguíneo, acessar o mapa do Hemoes, dos hemocentros regionais e da unidade de coleta da rede pública, assim como acompanhar a contagem regressiva para a próxima doação.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Espírito Santo