O deputado Federal Felipe Carreras (PSB-PE) será o primeiro líder do maior bloco formado na Câmara dos Deputados, que reunirá 173 parlamentares dos partidos PP, União Brasil, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Patriota, Avante, PSB e PDT. A liderança do grupo será alternada a cada três meses.
Para Carreras, somente com a união de forças será possível enfrentar o extremismo e garantir a convergência entre os poderes e a governabilidade do país. “É um desafio ser o primeiro líder deste que é o maior bloco da Câmara. O Brasil vive um momento de oportunidades com um novo governo que vem com a missão de resgatar o país no cenário internacional, no setor social e econômico. Minha missão aqui é promover o diálogo entre os diferentes para viabilizar a construção de um projeto de país onde o povo saia ganhando”, disse Carreras. “Vamos respeitar as divergências e garantir a governabilidade e convergência dos Poderes que o país precisa para se desenvolver”, avaliou.
Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 1995, o deputado pernambucano Felipe Carreras, de 47 anos, exerce o terceiro mandato consecutivo na Câmara Federal e é o atual líder da Bancada do partido na Câmara. O parlamentar foi um dos grandes articuladores da eleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados e é um dos responsáveis pela aproximação do alagoano com o presidente Lula.
Carreras atuou no movimento estudantil, como secretário geral do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Católica de Pernambuco. Também atuou na coordenação da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco e foi Secretário Nacional de Juventude. Durante 15 meses, exerceu seu primeiro cargo público à frente da Secretaria de Turismo e Lazer da cidade do Recife, onde implementou projetos como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, o Recife Antigo de Coração, a Academia Recife, dentre outros.
No pleito de 2014, Carreras foi eleito pela primeira vez deputado federal. Ele se licenciou para assumir a secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, cargo que ocupou até abril de 2018, quando retornou à Câmara Federal, disputou a reeleição e conquistou mais um mandato em Brasília.
Suas principais bandeiras de mandato no Parlamento são voltadas ao esporte, turismo, cultura e lazer, à saúde, defesa do consumidor e da mulher.
Leia o manifesto de formação do bloco partidário
Com informações da Liderança do PSB na Câmara