O governo do Espírito Santo vai fortalecer o policiamento em áreas rurais de 73 municípios do Estado no período das colheitas de produtos agrícolas como café, cana-de-açúcar, pimenta e outros cultivos. A operação será realizada pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) entre os dias 1º de abril e 30 de novembro.
Ao todo, serão investidos R$ 6,6 milhões para a realização da operação, destinados ao pagamento de Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO). Esse aporte permitirá o aumento do policiamento nas áreas de colheita, garantindo mais segurança para produtores, trabalhadores rurais, comerciantes e moradores da região.
A Polícia Militar intensificará o patrulhamento promovendo visitas tranquilizadoras a propriedades e estabelecimentos comerciais, além de abordagens a veículos e pessoas. O objetivo é inibir a ação de criminosos e coibir possíveis infrações, principalmente durante esse período de maior movimentação de trabalhadores e circulação de mercadorias.
Para o Governo do Espírito Santo, a Operação Colheita 2025 é um investimento fundamental para aumentar a sensação de segurança nas áreas rurais, onde a chegada de trabalhadores de outras localidades eleva a circulação de desconhecidos, o que pode propiciar o consumo de drogas e o aumento de crimes patrimoniais. A operação também tem como objetivo prevenir crimes relacionados ao aumento dos preços de produtos como café e pimenta, que podem atrair criminosos.
Com informações do Governo do Espírito Santo