
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Especialistas, acadêmicos, parlamentares, representantes do governo e de entidades ligadas à indústria debaterão o tema ‘Neoindustrialização: Inovação e Descarbonização’, nesta terça-feira (17), a partir das 9h, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
A abertura contará com a participação do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, do diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Barbosa e do diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, além do deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS), presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Casa.
Serão quatro painéis ao longo do dia: Painel 1 – Política industrial e atuação dos BDS no contexto internacional; Painel 2 – Neoindustrialização e o papel do Banco Nacional do Desenvolvimento; Painel 3 – Fomentando a inovação no setor industrial; e Painel 4 – Experiências setoriais: oportunidades e desafios.
Segundo Schuch, autor do requerimento de realização do seminário, a elaboração de uma política industrial para fortalecer o setor ganhou mais complexidade nos últimos anos por conta do acirramento da competição tecnológica, disputas geopolíticas, mudanças climáticas e efeitos da pandemia.
“As maiores economias do mundo estão aperfeiçoando as suas políticas industriais, que se tornaram mais direcionadas aos segmentos de maior conteúdo tecnológico e valor de mercado, com foco no controle de resultados. Portanto, é preciso pensar o futuro, para aproveitar o potencial agrícola brasileiro, buscar o soerguimento da manufatura nacional e agregar valor às nossas cadeias produtivas, mediante inovação, competitividade, internacionalização da indústria brasileira, além do combate às desigualdades sociais, à fome e à pobreza”, afirma o deputado.
Entre os participantes dos painéis estão o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Rodrigo Rollemberg, e o deputado federal Bandeira de Mello (PSB-RJ).
Confira aqui programação completa.