O deputado estadual Max Russi (PSB-MT) é autor de um projeto de lei que determina a implantação de bases de controle de queimadas nas vias estaduais de Mato Grosso. A ideia é diminuir os focos de incêndio, recorrentes principalmente no período de seca, melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para a conservação da natureza.
Pela proposta, as bases de controle serão anexadas aos postos da Polícia Militar nas rodovias estaduais. Elas contarão com equipamentos e apoio de pessoas qualificadas em regime de plantão.
Entre novembro de 2021 e novembro de 2022, os números de focos de incêndio aumentaram de 443 para 1.254 no Estado. A proposta do deputado busca, assim, diminuir os números de queimadas com a ação eficaz de bases de combate.
A partir dessas bases, serão feitas fiscalizações intensivas no período entre julho e outubro, quando os focos de calor ocorrem com maior frequência no Estado.
Pelo texto, o número de telefone para chamadas de urgência será divulgado ao longo de toda a rodovia.
O período de inverno no Mato Grosso é considerado o mais seco do ano. A falta de chuva e a alta temperatura ocasionam o aumento considerável de incêndios, que devastam a fauna e a flora e espalham fumaça, causando problemas para a população, como doenças respiratórias.