O PSB Inclusão lançou o Prêmio Eduardo Campos de Inclusão e Acessibilidade, uma homenagem aos profissionais e lideranças políticas que se destacam na promoção dos direitos das pessoas com deficiência. Com o intuito de valorizar e reconhecer as iniciativas transformadoras de inclusão, o prêmio busca dar visibilidade ao trabalho de quem tem se empenhado para garantir mais acessibilidade e direitos para esse público em diversas esferas políticas.
O prêmio será concedido em três categorias: Legislativo, Executivo e Direção Partidária, com abrangência nos níveis municipal, estadual e nacional. Os interessados podem se inscrever ou indicar alguém até o dia 21 de abril por meio de um formulário online, disponível neste link.
Segundo a secretária nacional do PSB Inclusão, Luciana Trindade, a ideia é proporcionar uma reflexão sobre o impacto que as ações políticas podem ter na vida das pessoas com deficiência, e reconhecer o trabalho de políticos e lideranças que se dedicam à criação e implementação de políticas públicas de inclusão.
Ao ampliar o alcance desse reconhecimento, a proposta é também incentivar aqueles que estão à frente de políticas de inclusão a se engajar ainda mais em suas ações, afirma.
“Sinto uma emoção indescritível ao ver o PSB reafirmar seu compromisso com a inclusão e acessibilidade. Este prêmio é uma iniciativa pioneira que busca identificar e reconhecer as melhores práticas em prol das pessoas com deficiência, destacando lideranças que transformam vidas e promovem um Brasil mais justo e acessível para todos”, afirma Luciana Trindade.
Quem pode participar?
O prêmio é destinado a lideranças partidárias em diferentes níveis, sendo elas municipais, estaduais e nacionais, além de mandatários do PSB em funções no legislativo e executivo (tanto no nível municipal quanto estadual e federal).
As inscrições para o prêmio estão abertas de 21 de março a 21 de abril de 2025, e o resultado será divulgado no dia 20 de maio de 2025. A cerimônia de premiação acontecerá no II Congresso Nacional do PSB Inclusão, previsto para o dia 30 de maio de 2025, quando os vencedores serão oficialmente reconhecidos por suas contribuições na área da inclusão e acessibilidade.
O Prêmio Eduardo Campos de Inclusão e Acessibilidade é uma oportunidade para reconhecer as políticas públicas voltadas à inclusão, principalmente em um momento de crescente necessidade de ações concretas em prol das pessoas com deficiência. Com essa premiação, o PSB Inclusão não apenas homenageia quem tem se dedicado a essas causas, mas também fortalece o movimento em prol da inclusão e acessibilidade, questões que devem estar sempre no centro das agendas políticas no país.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional