O PSB oficializou a candidatura à reeleição do quilombola Vilmar Kalunga à prefeitura de Cavalcante, na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Militantes, lideranças partidárias e populares lotaram a feira coberta da cidade, em convenção histórica que confirmou ainda Celiara Cristina (PDT) como candidata a vice-prefeita na chapa.
A coligação liderada pelo PSB, que inclui PDT, PT, União Brasil e MDB, vai lançar 42 candidatos a vereador em 2024. Desses, 10 são do PSB, sendo sete homens e três mulheres.
Durante a convenção, realizada na última semana, Kalunga listou alguns avanços da sua gestão, como a construção de um campus do Instituto Federal de Goiás em Calvacante, que vai facilitar o acesso da população local à educação e à formação profissional.
A instalação de uma unidade do instituto no município é fruto da articulação do prefeito socialista e contribuirá para o desenvolvimento sustentável da região. “Quem não ficou feliz com o instituto federal que vai ser construído em Cavalcante? Quem não ficou feliz com a regularização fundiária do nosso município que se arrastava há anos, e está sendo entregue, na Vila Morro Encantado? Quem não ficou feliz com o portão do parque, que graças a Deus, depois de anos em espera, foi concedido para a nossa cidade? Mas nós precisamos de muito mais”, disse.
O prefeito expressou ainda confiança no avanço de Cavalcante, e ressaltou o papel importante da parceria institucional que conquistou nos últimos anos para o desenvolvimento da cidade. “Estou preparado para enfrentar os desafios, e fico grato pelo apoio que recebemos tanto do governo federal quanto do estadual. Esse engajamento e parceria é crucial para que possamos seguir em frente com o desenvolvimento do nosso município”, destacou.
Vilmar Kalunga, nascido no Vão do Moleque, no Quilombo Kalunga, foi o primeiro representante do maior quilombo do Brasil a conquistar um cargo eletivo e o único quilombola a ser eleito prefeito no país. Em Cavalcante, onde a comunidade Kalunga representa cerca de 80% da população, a eleição de Kalunga rompeu com a tradição histórica de exclusão dos quilombolas da política local. Sua vitória desafiou a elite que dominava o município até 2020 e que perpetuava a ideia de que os quilombolas eram apenas “bons para votar, mas não para serem votados”.
Kalunga, ex-presidente da associação dos moradores do território, ganhou destaque por sua luta pela demarcação de terras. Ele possui formação em Educação do Campo, além de pós-graduação em ciências da natureza e matemática.
A gestão do prefeito tem se destacado por uma abordagem inclusiva e inovadora, evidenciando um compromisso com a igualdade ao preencher 70% dos cargos de liderança com mulheres. Ele tem promovido o desenvolvimento para toda a população, tanto urbana quanto rural, ao incentivar o turismo sustentável e a agricultura como principais geradores de renda, com forte foco na preservação ambiental.
Entre as propostas de Kalunga estão dar continuidade à expansão e melhoria das unidades de saúde, garantindo acesso igualitário para todas as comunidades, especialmente as mais isoladas; a ampliação dos programas de capacitação para professores; a modernização da infraestrutura escolar; acesso à educação de qualidade, melhorias na infraestrutura rodoviária e expansão do transporte público.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional