O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), foi eleito, por aclamação, como o primeiro presidente do Consórcio Brasil Verde. A escolha foi feita nesta segunda-feira (13), durante a primeira Assembleia Geral do Consórcio Interestadual sobre o Clima, dando início às atividades institucionais do maior consórcio para assuntos climáticos do hemisfério sul.
“Essa foi a primeira reunião dos membros do Consórcio e agora vamos fazer sua formalização. Para que a gente possa incentivar e apoiar todos os Estados na construção dos seus programas de mudanças climáticas e planos de neutralidade de carbono. São ações que os entes subnacionais vêm adotando com mais intensidade e de forma articulada visando dar sua contribuição para que o Brasil alcance as metas acordadas nas conferências internacionais. E também para que a gente participe do debate sobre esse tema tanto dentro quanto fora do País”, afirmou Casagrande.
O grupo é formado por 21 Estados signatários, sendo que 11 já ratificaram o Protocolo de Intenções por meio de leis aprovadas em suas respectivas Assembleias Legislativas.
Os governadores destacaram a importância do grupo em trabalhar para a redução das emissões de gases de efeito estufa para garantir a proteção e a conservação dos biomas brasileiros. Eles também ressaltaram que é preciso alavancar ações de valorização da biodiversidade e no desenvolvimento da economia verde, além de combater o desmatamento ilegal, promover práticas sustentáveis na agricultura e fortalecer políticas públicas para a preservação ambiental.