O futuro voltado à saúde digital já é uma realidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo. Em uma ação pioneira no estado, o governador Renato Casagrande lançou o Integra Saúde Capixaba, plataforma inovadora para integração e qualificação de dados de saúde em nível estadual.
Por meio do portal https://integra.saude.es.gov.br, o cidadão pode consultar e acompanhar seu histórico de saúde no SUS, incluindo informações sobre consultas, exames, medicamentos, cirurgias e outros serviços prestados.
“O cidadão agora tem a clareza sobre o que está acontecendo com a sua saúde. Por meio da plataforma, ele poderá acompanhar todos os serviços regulados pelo Governo do Estado, como consultas, exames, medicamentos, cirurgias eletivas e tudo o que é solicitado nas unidades de saúde ou pela regulação. Estamos utilizando a tecnologia em benefício dos capixabas, trazendo mais transparência e confiança na prestação do serviço”, afirmou o governador Casagrande durante a coletiva de imprensa de lançamento, nesta quarta-feira (6).
Para acesso ao portal, o cidadão precisa ter o cadastro no “Acesso Cidadão”, do Governo do Estado. Após cadastro, ou caso já o tenha, ao acessar o novo portal Integra Saúde Capixaba, o cidadão encontra informações sobre a “Linha da vida”, por meio de um histórico completo, em ordem cronológica, de atendimentos dentro do SUS.
No portal, o cidadão também tem acesso às informações referentes a consultas e exames especializados; exames laboratoriais GAL/LACEN; cirurgias; internações; medicamentos e fórmulas nutricionais, e vacinas.
“Com essa integração, a Sesa promove uma gestão centralizada e estratégica dos dados, assegurando que decisões sejam tomadas com base em informações atualizadas. Entre os benefícios principais aos cidadãos capixabas, estão a melhoria na continuidade do cuidado e a eficiência no atendimento”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.
Nesta fase inicial, o sistema abrange os dados dos serviços estaduais, mas a plataforma se expandirá para integrar outras bases de dados da saúde capixaba. A integração é possível graças à Rede Estadual de Dados em Saúde do Espírito Santo (REDS), que promove a troca de informações entre diferentes sistemas de saúde, assegurando a interoperabilidade e o compartilhamento seguro de dados. Todos os dados são vinculados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), com total respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“Com base em padrões internacionais de interoperabilidade, o Integra Saúde Capixaba cria uma ponte entre diferentes sistemas de saúde, garantindo que as informações fluam com precisão, segurança e velocidade”, explicou o gerente de Tecnologia da Informação da Sesa, Marcio Merçon de Vargas.
Integra Saúde Capixaba
O Integra Saúde Capixaba nasce com o objetivo de integrar e compartilhar dados de saúde em todo o território capixaba, conectando toda rede do SUS. Inicialmente, para esta primeira etapa, os dados são referentes aos serviços estaduais e avançará para diferentes bases de dados da saúde capixaba.
“No portal, o cidadão vai poder se ver dentro do SUS, saber qual o seu histórico e também acompanhar as solicitações de exames e consultas, por exemplo. A plataforma estará em constante evolução, buscando avançar para um prontuário único do paciente, em que ele terá todas as informações aprimoradas”, descreveu Vargas.
Com informações do governo do Espírito Santo.