O PSB anunciou, nesta terça-feira (5), seu apoio à candidatura do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados.
A decisão foi tomada com o aval unânime dos deputados socialistas, em reunião realizada entre Motta, o vice-presidente nacional do PSB e prefeito de Recife, João Campos, e o líder da bancada do PSB na Câmara, Gervásio Maia (PB).
“Tive a honra de conduzir, em uma missão confiada pelo presidente Carlos Siqueira, a formalização do nosso apoio a Hugo Motta. Essa é uma decisão madura, construída com a participação e decisão unânime de todos os deputados e deputadas do PSB”, destacou João Campos.
O anúncio foi oficializado na sede nacional do partido, em Brasília. Além de deputados e deputadas socialistas, estiveram presentes integrantes da Executiva Nacional e líderes de outras siglas no Congresso Nacional.
João Campos destacou a habilidade política de Hugo Motta e ressaltou a capacidade do líder do Republicanos de conquistar ‘confiança e credibilidade’, além de mobilizar diferentes forças políticas em torno de sua candidatura. “Hugo, fruto da sua habilidade política, de reunir confiança, credibilidade e de unir as melhores forças ao seu lado, chega com o apoio unânime da bancada, composta por 14 deputados e deputadas. Isso demonstra sua capacidade de construção e unidade”, afirmou.
O vice-presidente do PSB enfatizou o compromisso da bancada socialista com uma política inovadora, alinhada aos valores democráticos e voltada para o avanço de pautas essenciais para o país. “Essa construção de unanimidade na bancada é muito importante. E o nosso partido reivindica da mesma forma essa atenção. É fundamental a atenção do parlamento com o país, mas também a atenção com a bancada, que tem uma característica programática muito importante. Uma característica de mandatos que têm longas histórias, de que têm inovação, de que têm tradição e de um partido que nunca vai faltar com o compromisso democrático com o Brasil”, assinalou.
Para o deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB), o diálogo como base para a boa condução dos trabalhos legislativos, aliado à maturidade e à experiência política, são atributos que justificam o apoio do PSB ao deputado.
O líder do PSB ressaltou o protagonismo e a ativa participação da bancada socialista em pautas fundamentais, especialmente nas propostas voltadas aos que mais precisam, e reforçou o compromisso dos socialistas com a produção legislativa para o avanço do país.
“Estamos todos os deputados, juntos, acreditando no projeto. Nós queremos muito diálogo. A nossa bancada tem uma vida muito forte no meio legislativo, gosta de participar das pautas relevantes do país, seja apresentando boas propostas ou relatando matérias. A gente vai te dar muito trabalho, mas é um trabalho bom, um trabalho de produção”, disse o socialista ao candidato do Republicanos.
A deputada federal Lídice da Mata (BA) ressaltou que o equilíbrio para conduzir a presidência da Câmara será fundamental e determinante para os desafios do país. Sobre o processo de escolha para apoiar Motta, Lídice destacou que a decisão foi resultado de uma discussão aprofundada e de um esforço de unificação dentro da bancada do partido. “A nossa bancada concluiu isso, após o processo de discussão e, na verdade, de aprofundamento e de unificação, como é a marca da atuação da nossa bancada na Câmara dos Deputados”, observou.
Já a deputada Tabata Amaral (SP) exaltou que o escolhido é uma pessoa jovem – Motta tem 35 anos – , e ressaltou a importância de levar para o Congresso novas ideias que atendam aos anseios da população. “A gente sabe que a Câmara é diversa e deve ser como o nosso Brasil, mas eu também sinto muita necessidade e anseio na população de ver algo novo”, disse a deputada, destacando que a renovação não se trata apenas de idade, mas sim de novas ideias.
Motta, por sua vez, agradeceu ao PSB pela confiança em seu nome e em seu projeto, que, segundo ele, tem como principal desafio superar a “radicalização política”.
Ele destacou ainda que, como paraibano, aprendeu com as trajetórias de líderes pernambucanos do PSB, como Miguel Arraes e Eduardo Campos. “Contar com o apoio do PSB, para mim, tem um valor acima da questão eleitoral, pela história que o partido tem. A bancada que hoje representa o partido na Câmara honra esses líderes que passaram aqui pelo PSB”, declarou. “O nosso desafio é ter a Casa funcionando apesar de tudo isso. O parlamento precisa cumprir o seu papel de ser a Casa das soluções e não a Casa dos problemas”, destacou.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional