O PSB conquistou sete prêmios na 17ª edição do Prêmio Congresso em Foco, iniciativa que reconhece os parlamentares que mais se empenharam em representar a vontade popular e promover a transparência, a ética e a efetividade no exercício do mandato.
O partido está entre os cinco que mais alcançaram prêmios neste ano, elevando seu total para 104 conquistas ao longo da história do Prêmio Congresso em Foco. Com esse desempenho, os socialistas ocupam a terceira posição no ranking histórico de premiações.
Na primeira colocação, Tabata Amaral (PSB-SP) foi escolhida pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional como a melhor deputada do ano. “Para gente, esse é um incentivo muito grande para continuar. Ao lado desses amigos e amigas, pude aprovar projetos muito importantes para o Brasil, dos absorventes ao Pé de Meia. A gente está em um lugar muito privilegiado para mudar a vida das pessoas”, afirmou a deputada durante a premiação.
A deputada federal Lídice da Mata (BA) foi uma das vencedoras na categoria Cidades Inteligentes. Na Câmara, Lídice se destaca como defensora da pauta. Em sua fala, durante a solenidade do prêmio, a deputada reforçou seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento urbano. “Esse reconhecimento reforça nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento urbano. Também acredito que a Economia Criativa é uma área que se conecta com as cidades inteligentes, promovendo a inovação e a diversificação econômica nas cidades”, disse.
Relator da lei 14.898 que instituiu diretrizes para a Tarifa Social de Água e Esgoto, o deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) foi eleito entre os melhores da Câmara na categoria Clima e Sustentabilidade. O deputado é autor de duas propostas relacionadas com a mitigação dos impactos das mudanças climáticas. O projeto de lei n°33645/2024 prevê a criação de um modelo de Parcerias Público-Populares (PPPopular) para promover a gestão colaborativa de riscos e desastres. Já o projeto de lei 3363/2024 cria o Programa Nacional de Voluntários para recuperação de áreas atingidas por desastres naturais
“Recebo com alegria esse importante reconhecimento feito por um júri especializado na área tão estratégica para o nosso país. Dentre as diversas pautas sustentáveis defendidas pelo nosso mandato, destaco a Tarifa Social de Água e Esgoto, que se tornou lei após 12 anos com a tramitação paralisada na Câmara. É preciso vontade política e articulação para inserir na agenda legislativa os reais problemas do povo brasileiro e as transformações que o nosso país tanto necessita”, afirmou Pedro.
Pelo segundo ano consecutivo, o deputado federal e candidato a prefeito de São Luís, Duarte Júnior (PSB) foi eleito o melhor deputado do Maranhão. O parlamentar se destaca pela defesa dos direitos dos consumidores, pelo acesso da população a medicamentos e tratamentos de saúde, além de iniciativas voltadas à promoção da dignidade da pessoa idosa e da inclusão de pessoas com deficiência. “Esse prêmio celebra e valoriza os bons exemplos de atuação legislativa, confirmando que estamos no caminho certo”, comemorou o parlamentar.
Conhecido pela postura combativa e pela defesa da transparência, Jorge Kajuru (GO) foi reconhecido pela votação popular como um dos melhores senadores da região Centro-Oeste. Já o senador Flávio Arns (PR) foi premiado como um dos melhores senadores da região Sul por sua atuação em prol da educação, da proteção ambiental e da promoção de direitos sociais, áreas nas quais tem concentrado seus esforços no Senado.